Resumo: A alienação originária e constitutiva do sujeito leva-o a oferecerse
como instrumento de um Outro (um Pai Onipotente), na esperança de
escapar aos sofrimentos ordinários da vida humana. Na construção do laço
social, os sujeitos elaboram um saber coletivo, que os assegure da ilusão
mútua de que estão juntos na mesma fantasia e de que se remetem ao único
e mesmo Outro Absoluto e sem falhas. Isso constitui a disposição estrutural
e “trans-histórica” do laço social, presente em qualquer sociedade humana.
O objetivo deste trabalho é ressaltar a existência de um adicional de
alienação do laço social implicado pelo capitalismo, que responde por uma
ampliação crescente e por um acréscimo progressivo da alienação do sujeito,
nessa forma histórica específica de sociedade. Salienta-se a contribuição
relevante que Marx, Weber, Marcuse e outros pensadores ofereceram
para a compreensão de aspectos essenciais da sociedade capitalista. Mas
argumenta-se que a Psicanálise também tenha uma contribuição importante
a esse respeito, ao esclarecer de que modo o próprio sujeito também está
implicado nesse processo, oferecendo a sua cota de contribuição para a
“tendência totalitária à alienação” do laço social capitalista. Propõe-se uma
articulação entre a “metáfora paterna”, formulada por Lacan, e a instituição
social do “equivalente-geral”, que permite estabelecer “valores-de-troca” das
mercadorias. Argumenta-se que isto possibilitou a fixação e padronização
do que aqui se denominou “valores-desejos” pelos objetos e gerou um ponto
crítico nas transformações históricas, ocasionando a expansão e progressão
exponencial da tendência totalitária à alienação do laço social capitalista (o
“discurso do capitalista”).
Palavras-chave: Psicanálise; capitalismo; alienação; laço social; ideologia;
desejo; mercadoria.
Abstract: The alienation that originates in and constitutes the subject makes
him offer himself as an instrument of Another (an Omnipotent Father), in
the hope that he can escape from the ordinary sufferings of human life. In the
construction of the social bond, the subjects develop a collective knowledge
that assures them of the mutual illusion that they are together in the same
fantasy and that they refer to the single and same Absolute Other that has
no flaws. This constitutes the structural and “trans-historical” disposition
of the social bond, present in any human society. The aim of this work is
to highlight the existence of an additional alienation of the social bond
implied by capitalism, which is responsible for an gradual extension of and
a progressive increase in the subject’s alienation, in this specific historical
form of society. The paper highlights the relevant contribution that Marx,
Weber, Marcuse and other thinkers offered to the understanding of essential
aspects of the capitalist society. But it is argued that Psychoanalysis also
has an important contribution in this respect, as it clarifies in what way the
subject is also involved in this process, offering his share of contribution
to the “totalitarian tendency to alienation” of the capitalist social bond. An
articulation is proposed between the “paternal metaphor” formulated by
Lacan, and the social institution of the “general equivalent”, which allows to
establish “exchange values” of commodities. It is argued that this enabled the
fixation and standardization of what was called here “values-desires” for the
objects and generated a critical point in the historical transformations, causing
the expansion and exponential progression of the totalitarian tendency to
alienation of the capitalist social bond (the “capitalist’s discourse”).
Keywords: Psychoanalysis; capitalism; alienation; social bond; ideology;
desire; commodity.