Desenvolvimento desejado? Contribuições psicanalíticas para o antidesenvolvimento psicológico

Autores

  • Erica Burman

DOI:

https://doi.org/10.5546/peste.v1i2.6283

Resumo

Resumo: Este trabalho aborda como as ideias da psicanálise poderiam apoiar um projeto de crítica ao paradigma de desenvolvimento, enquanto influenciador de modelos de desenvolvimento econômico e individual. Após apresentar o domínio conceitual e as questões em discussão, este trabalho faz uma releitura de algumas reivindicações fundamentais sobre o Esclarecimento e suas relações com a imaturidade, como um convite à possibilidade de reinterpretar a intensificação contemporânea do desenvolvimentismo. Isso oferece uma outra base lógica e um foco para se voltar à psicanálise como um recurso conceitual e metodológico crítico (embora com algumas qualificações-chave). Essas análises são então utilizadas para discutir dois textos sobre a infância, com base em interpretações lacanianas contemporâneas que são usadas para abordar essa problemática. O texto termina com algumas especulações sobre modos alternativos de envolvimento com o Esclarecimento e com as abordagens desenvolvimentistas. Palavras-chave: Kant; Foucault; práticas de exclusão; desenvolvimento infantil; antidesenvolvimento; Lacan; psicologia crítica. Abstract: This paper addresses how psychoanalytic ideas might support a project of critiquing the developmental paradigm as it influences, and links, models of economic and individual development. After outlining the conceptual domain and questions at issue, the paper rereads some key claims about the Enlightenment and its relationship with immaturity as inviting scope for reinterpreting the more contemporary intensification of developmentalism. This provides some further rationale and focus for the turn to psychoanalysis as a critical conceptual and methodological resource (although with some key qualifications). Such analyses are then used to inform the discussion of two indicative texts about childhood, drawing on contemporary Lacanian interpretations that are applied to address the problematic of childhood, before finishing with some speculations on alternative modes of engagement with the Enlightenment and developmental approaches. Keywords: Kant, Foucault, exclusionary practices, child development, antidevelopment, Lacan, critical psychology.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Erica Burman

Professora da Psychology and Women’s Studies da Manchester Metropolitan University (UK), onde codirige a Discourse Unit e o Women’s Studies Research Centre.

Downloads

Como Citar

Burman, E. (2011). Desenvolvimento desejado? Contribuições psicanalíticas para o antidesenvolvimento psicológico. A PESTE: Revista De Psicanálise E Sociedade E Filosofia., 1(2). https://doi.org/10.5546/peste.v1i2.6283

Edição

Seção

Artigos