O corpo como destino pulsional: sublimação e marcas corporais

Autores/as

  • Luiz Eduardo Vasconcelos Moreira
  • Nelson Silva Junior
  • Daniele Silva Caitano

DOI:

https://doi.org/10.5546/peste.v2i2.16637

Resumen

Resumo: O presente artigo pretende discutir uma possível relação entre marcas corporais e sublimação. Para tanto, apresentamos em primeiro lugar uma retomada da discussão psicanalítica sobre o tema das marcas corporais e sobre o tema da sublimação. Em seguida, apresentamos material coletado a partir de entrevistas para ilustrar a natureza radicalmente relativa dos processos sublimatórios e sua relação com a alteridade.
Palavras-chave: marcas corporais; sublimação; corpo; psicanálise.

Abstract: This paper aims to discuss a possible relationship between body marks and sublimation. To do that, first we present an account of the psychoanalytic discussion of body marks and of sublimation. Then we present material collected from interviews to illustrate the radically relative nature of the sublimating processes and its relation to otherness.
Keywords: body marks; sublimation; body; psychoanalysis.

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Luiz Eduardo Vasconcelos Moreira

Bacharel e psicólogo pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo, onde cursa Pós-Graduação (mestrado) em Psicologia Social. Membro do Laboratório de Teoria Social, Filosofia e Psicanálise e do Laboratório de Epistemologia Genética. Bolsista CAPES de mestrado.

Nelson Silva Junior

Psicanalista, doutor pela Universidade Paris VII, professor do Departamento de Psicologia Social e do Trabalho do Instituto de Psicologia da USP, professor do curso Psicanálise do Instituto Sedes Sapientiae, membro do Departamento de Psicanálise do Instituto Sedes Sapientiae e da Associação Universitária de Pesquisa em Psicopatologia Fundamental.

Daniele Silva Caitano

Aluna do 2º ano do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo. Pesquisadora do Laboratório de Epistemologia Genética e Reabilitação Social na pesquisa internacional Marcas corporais auto-infligidas à luz do laço social contemporâneo (PST-IP-USP e Rennes 2, França).

Cómo citar

Moreira, L. E. V., Silva Junior, N., & Caitano, D. S. (2013). O corpo como destino pulsional: sublimação e marcas corporais. A PESTE: Revista De Psicanálise E Sociedade E Filosofia., 2(2). https://doi.org/10.5546/peste.v2i2.16637

Número

Sección

Artigos