O outro generalizado no pós-apocalíptico: Análise de produções midiáticas

Autores

  • Lis Yana de Lima Martinez Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Ricardo Cortez Lopes Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.23925/v12n36_artigo4

Palavras-chave:

teorias da modernização, Pacto Social, Violência, Civilidade, Midialidade

Resumo

este trabalho busca fazer a comparação entre as concepções de outro-generalizado em duas mídias distintas que retratam mundos pós-apocalípticos: um filme da década de noventa do século XX (Waterworld) e uma série da década de dez do século XXI (The Walking Dead), que são ambas pós-apocalípticas e retratam concepções do homem sem estado. Analisamos as categorias Motivação, Protagonista, Coadjuvantes Vilão, Futuro, Ação e Nova organização. Através desse exercício, encontramos um outro generalizado moderno, que é teleológico (porque civilizacional), e um outro generalizado contemporâneo, que é mais individualizado e busca apenas a sua reprodução material.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Lis Yana de Lima Martinez, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutoranda em Estudos de Literatura pelo Programa de Pós-Graduação do Instituto de Letras UFRGS. Atua na área de Teoria, Crítica e Comparatismo tendo sua pesquisa voltada aos estudos Intemidiáticos, Intertextuais e Interdisciplinares.

Ricardo Cortez Lopes, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutorando em Sociologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Membro do Núcleo de Estudos da Religião, do Grupo de Estudos Durkheimianos, estuda sociologia do conhecimento.

Downloads

Publicado

2020-03-08