A produção visual de novos artistas afrodescendentes no Brasil e reverberações na formação docente em artes visuais

Autores

  • Francione Oliveira Carvalho Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Matheus Assunção Universidade Federal de Juiz de Fora.
  • Karina Pereira da Silva Universidade Federal de Juiz de Fora

DOI:

https://doi.org/10.23925/v12n36_artigo1

Palavras-chave:

Arte afrodescendente, Formação de professores de artes visuais, Arte contemporânea

Resumo

O objetivo central do artigo é identificar e problematizar como a produção visual que tematiza as experiências negras surgem na arte e na pesquisa acadêmica brasileira dos últimos dez anos e de que maneira impactam na formação dos licenciandos de artes visuais. O levantamento de dados se deu a partir do banco de teses da CAPES; da catalogação da produção de jovens artistas que problematizam as experiências negras em suas obras com base em catálogos de exposições das principais instituições culturais brasileiras, em revistas especializadas em artes visuais e no Instagram. A pesquisa considerou como jovens artistas os nascidos a partir de 1987, entretanto, percebemos que no caso dos artistas afrodescendentes o acesso ao mercado de arte se dá após os trinta anos de idade, sendo o racismo institucional um dos entraves vivenciados por este grupo. A investigação também revelou a invisibilidade da produção de artistas e pesquisadores afrodescendentes que se debruçam sobre a temática negra contemporânea tanto na academia quanto no currículo de formação de professores de arte.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Francione Oliveira Carvalho, Universidade Federal de Juiz de Fora

Doutor e Mestre em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Pós-doutorado em História pela USP. Professor Adjunto da Faculdade de Educação da UFJF e professor colaborador do Programa de Humanidades, Direitos e outras Legitimidades USP. Líder do MIRADA - Grupo de Estudo e Pesquisa em Visualidades, Interculturalidade e Formação Docente.

Matheus Assunção, Universidade Federal de Juiz de Fora.

Bacharel em Artes e Design. Artista visual e membro do MIRADA - Grupo de Estudo e Pesquisa em Visualidades, Interculturalidade e Formação Docente.

Karina Pereira da Silva, Universidade Federal de Juiz de Fora

Bacharel em Artes e Design. Artista visual e membro do MIRADA - Grupo de Estudo e Pesquisa em Visualidades, Interculturalidade e Formação Docente.

Downloads

Publicado

2020-03-08