Perspectivas sobre participação digital: uma análise de blogs de política no debate sobre o Enem

Autores/as

  • Claudio de Camargo Penteado Doutor pela PUCSP e professor UFABC
  • Luan Felipe Noboa UFABC

Palabras clave:

Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs). ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio). Blogosfera. Políticas públicas setoriais.

Resumen

O artigo objetiva analisar a blogosfera como espaço de debate sobre políticas públicas setoriais, avaliando a possibilidade das novas Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) como espaço informativo alternativo de discussão pública e de debate do campo político. A pesquisa estudou a cobertura e o debate na blogosfera sobre o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Para o estudo foram avaliados (a) a incidência do tema, (b) o enquadramento dos posts e (c) o debate nos fóruns de comentários. Os resultados indicam que apesar da importância do Exame, o assunto teve pouca repercussão nos blogs e nos fóruns. O debate sobre essa política pública foi praticamente inócuo, prevalecendo uma abordagem típica dos meios de comunicação tradicional, que deu ênfase aos escândalos envolvendo o ENEM, ao invés de promover um debate mais amplo. Trazendo para o centro da reflexão o caráter das possibilidades das chamadas TICs e suas realizações.

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Claudio de Camargo Penteado, Doutor pela PUCSP e professor UFABC

Luan Felipe Noboa, UFABC

Publicado

2013-11-16

Cómo citar

Penteado, C. de C., & Noboa, L. F. (2013). Perspectivas sobre participação digital: uma análise de blogs de política no debate sobre o Enem. Aurora. Revista De Arte, Medios Y Política., 6(18), 5–26. Recuperado a partir de https://revistas.pucsp.br/index.php/aurora/article/view/15698