Moana: um olhar para as relações intergeracionais.

Authors

  • Verônica Bohm Universidade de Caxias do Sul
  • Marli Cristina Tasca Marangoni Rede Pública do município de Bento Gonçalves e da Faculdade CNEC Farroupilha
  • Flávia Brocchetto Ramos

DOI:

https://doi.org/10.23925/1982-6672.2020v13i37a4

Keywords:

Velhice, Infância, Educação pelo cinema

Abstract

 

Resumo

O artigo analisa a construção discursiva do artefato cultural Moana: um mar de aventuras (2016), buscando aproximações entre linguagem fílmica e relações intergeracionais. Para tal, conceitos de geração, aspectos da sociedade atual e do envelhecimento humano foram abordados. O mote em Moana tem engajamento social relevante, abandonando a imagem frágil e indefesa das princesas, colocando como protagonista uma jovem, que tem na avó a segurança e orientação necessária para enfrentar os desafios da vida.  Resultados apontam para a riqueza que representa para sociedade o convívio intergeracional, quando pautado pelo respeito. Moana resgata a importância do coletivo, das tradições, do respeito ao outro, mostrando os ganhos enquanto humano, ao conviver com as diferenças, inclusive as geracionais.

 

Downloads

Download data is not yet available.

Metrics

Metrics Loading ...

Author Biographies

Verônica Bohm, Universidade de Caxias do Sul

Psicóloga, professora de graduação no departamento de Psicologia da Universidade de Caxias do Sul e professora colaboradora no programa de Mestrado em Educação na mesma instituição.

Marli Cristina Tasca Marangoni, Rede Pública do município de Bento Gonçalves e da Faculdade CNEC Farroupilha

Doutora em Educação - UCS

Flávia Brocchetto Ramos

Docente e Coordenadora do Pós-Graduação Strictu Sensu em Educação da Universidade de Caxias do Sul.

Published

2020-06-21