Centros e margens na produção audiovisual das décadas de 1930 e 1940: regionalidades nas performances de Carmen Miranda
Keywords:
Audiovisual. Centro e margem. Identidade. Performance.Abstract
Este trabalho tem como objetivo retomar questões acerca da identidade brasileira, tema fortemente discutido durantes as primeiras décadas do século XX e retomado por autores como Ortiz, já na década de 80 deste mesmo século, quando se começa a discutir a influência da indústria cultural na concepção desta temática. Somada a esta discussão de ordem político-econômica, tomaremos de empréstimo ainda os conceitos de ordem social de “centro” e “margem” trabalhados por Martino para discutir as regionalidades que permeiam esta identidade brasileira. Tomaremos como objeto de análise dois musicais cantados por Carmen Miranda em filmes brasileiros – O que é que a baiana tem (Banana da Terra, 1938) e norte-americanos – Chica Chica Boom Chic (Uma noite no Rio, 1941).Downloads
Download data is not yet available.
Metrics
Metrics Loading ...
Downloads
Published
2012-11-25
Issue
Section
Artigos