Mídia e eleições: as entrevistas do Jornal Nacional aos candidatos à presidência do Brasil em 2014

Autores/as

  • Fernanda Cavassana de Carvalho Universidade Federal do Paraná

Palabras clave:

Mídia e Política, Eleições 2014, Jornal Nacional

Resumen

Este artigo se propõe a analisar o conteúdo das perguntas feitas pelos apresentadores do Jornal Nacional (JN) aos principais candidatos à Presidência da República do Brasil em 2014 na série de entrevistas ao vivo realizada pelo programa. São utilizados, como aporte teórico, alguns conceitos sobre a relação entre mídia e política, especialmente no Brasil, e a importância da mídia e da imprensa no período eleitoral. Além disso, é realizada uma breve descrição histórica sobre a atuação do JN nas coberturas eleitorais presidenciais. A análise se dá de modo comparativo, quantificando a frequência de características encontradas nas entrevistas, de modo a encontrar similaridades e particularidades no diálogo com cada candidato. Verificou-se que participação dos jornalistas se sobressaiu a dos candidatos nas entrevistas, conduzidas de maneira firme e questionadora.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Fernanda Cavassana de Carvalho, Universidade Federal do Paraná

Mestranda em Comunicação na Universidade Federal do Paraná (UFPR), área de concentração Comunicação e Sociedade e linha de pesquisa comunicação, política e atores coletivos. Membro do Núcleo de Pesquisa em Comunicação Política e Opinião Pública (CPOP) da UFPR. Possui pós-graduação lato sensu em Administração de Marketing e Propaganda (2013) pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) e graduação em Comunicação Social - Habilitação em Jornalismo (2011) pela mesma instituição. É bolsista pela CAPES.

Publicado

2014-11-20