Sapatos femininos Christian Louboutin: como a estética no design de sapatos Louboutin, permite que se criem apelos irresistíveis e diferenciados, induzindo as mulheres o desejarem tanto?

Autores/as

  • Joaquim Carlos da Silva Barbosa Universidade de São Paulo Escola de Comunicações e Artes
  • Victor Aquino Gomes Correa Universidade de São Paulo Escola de Comunicações e Artes

Palabras clave:

Estética. Design. Mercado de luxo. Marca. Christian Louboutin.

Resumen

Este artigo pretende analisar a estética no design nos sapatos da marca Louboutin, através de marcadores visuais, cores, símbolos sensoriais, que fascinam os clientes proporcionando experiências sensoriais individuais e exclusivas resultando em decisões de compra. Christian Louboutin é um designer de moda, que trata da estética sob a ótica do processo criativo, um produtor de artigos de luxo, que atua em um nicho de mercado com calçados e acessórios de luxo para homens e mulheres de alto poder aquisitivo. Este trabalho pretende identificar como esses marcadores visuais, cores, símbolos sensoriais, fascinam seus clientes proporcionando experiências sensoriais. O resultado preliminar dessa pesquisa aponta ser a estética resultado de marcadores visuais, cores, símbolos sensoriais que agem como fator decisivo no processo de compra de sapatos da marca. Faremos um estudo de caso mediante entrevistas e leituras que examinam determinados “diferenciais” estéticos quanto ao despertar de sentimentos subjetivos que encantam celebridades.

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Biografía del autor/a

Joaquim Carlos da Silva Barbosa, Universidade de São Paulo Escola de Comunicações e Artes

Mestre em Ciências. Doutorando no Programa de Pós-graduação em Comunicação (PPGCOM-ECA-USP), na área de concentração: Teoria e Pesquisa em Comunicação, na Linha de pesquisa: Linguagens e Estéticas da Comunicação.  Professor universitário

Victor Aquino Gomes Correa, Universidade de São Paulo Escola de Comunicações e Artes

Doutor em ciências. Professor titular de publicidade, ex-diretor da ECA-USP (1997-2001). Orientador no PPGCOM-USP.

Publicado

2016-11-20

Número

Sección

Artigos