Dilma Bolada: o espelho virtual da ex-presidente

Autores/as

  • Alexandre Augusto Costa Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Darlan Roberto Santos Faculdade Santa Rita / Conselheiro Lafaiete - MG / Professor Titular Faculdade de Direito de Conselheiro Lafaiete / Conselheiro Lafaiete - MG / Professor Titular
  • Luiz Ademir Oliveira Universidade Federal de São João del-Rei

Palabras clave:

Dilma Bolada, Redes Sociais na Internet, Remix.

Resumen

O presente artigo aborda como, a partir do fenômeno da hibridização de plataformas, ocorrido graças à convergência digital, houve um movimento de mais participação independente dos produtores de conteúdo na Internet. Nosso foco se inspira nas conceituações de Manovich (2001) e Lemos (2005), de que as redes sociais digitais construíram os pilares para a cultura do remix. Neste sentido, este trabalho analisa, a partir de um estudo de caso de Yin (2005) e da análise de conteúdo de Bardin (1977), quais imagens a fanpage fictícia de humor Dilma Bolada reflete da então presidente da república Dilma Rousseff. A hipótese é que a personagem faz um remix da ex-presidente, a partir de uma reinterpretação, que vai de uma linguagem mais próxima de um certo formalismo a um uso hiperbólico.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Alexandre Augusto Costa, Universidade Federal de Juiz de Fora

Jornalista, Mestre em Comunicação Social pela Universidade Federal de Juiz de Fora.

Darlan Roberto Santos, Faculdade Santa Rita / Conselheiro Lafaiete - MG / Professor Titular Faculdade de Direito de Conselheiro Lafaiete / Conselheiro Lafaiete - MG / Professor Titular

Pós-Doutor, tendo desenvolvido a pesquisa “Na mídia, na rua: O lixo em evidência e a desestabilização do discurso crítico”; sob orientação da professora Ivete Walty (PUC-MG). Doutor em Letras pela UFMG. Área: Literatura Comparada.

Luiz Ademir Oliveira, Universidade Federal de São João del-Rei

Doutor em Ciência Política pelo IUPERJ. docente do Curso de Jornalismo da Universidade Federal de São João del-Rei e professor colaborador do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da Universidade Federal de Juiz de Fora.

Publicado

2017-08-06