“POR MAIS AULAS DE HISTÓRIA PARA ESSA GENTE...”: a crença no conhecimento científico como antídoto à ideologia

Autores/as

  • Valci Melo Universidade Federal de Alagoas (UFAL)/Professor substituto
  • Lavoisier Almeida dos Santos Universidade Federal de Alagoas (UFAL)/Doutorando

DOI:

https://doi.org/10.23925/1982-6672.2020v13i39p99-121

Palabras clave:

Ciência, Ideologia, Comportamento político, Análise do Discurso

Resumen

o artigo analisa o discurso do conhecimento científico como antídoto a posições políticas reacionárias ou conservadoras. Para tal, retoma-se a relação entre ciência e ideologia e, por meio da Análise do Discurso filiada a Michel Pêcheux, procede-se a uma análise discursiva de materialidades que atribuem determinadas posições ideológicas à falta de conhecimento sócio-histórico. Ao longo do texto, argumenta-se em favor da ideologia como conjunto de ideias, crenças e valores com caráter prático-operativo e, portanto, para além da noção corrente que a identifica à falsa consciência. Por fim, conclui-se que, embora a ideologia seja, assim como o conhecimento, uma forma de consciência social, não há incompatibilidade entre elas, uma vez que cumprem funções sociais diferentes.

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Biografía del autor/a

Valci Melo, Universidade Federal de Alagoas (UFAL)/Professor substituto

Licenciado em Pedagogia (UNEAL, 2011) e em Ciências Sociais (UFAL, 2017), Mestre (2016) e Doutorando em Educação pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Professor, poeta e escritor.

Lavoisier Almeida dos Santos, Universidade Federal de Alagoas (UFAL)/Doutorando

Estudou filosofia no Seminário Arquidiocesano de Maceió, tendo como pesquisa para conclusão de curso o tema "A ideologia Ufanista do governo ditatorial de Medici em uma perspectiva Marxista" que lhe rendeu a publicação de seu primeiro Livro, em 2009, sobre o "Ufanismo Ideológico de Médici." Graduou-se em Letras, em 2011, com principal interesse na questão discursiva e suas relações significativas de poder. Especialista em “Docência do Ensino Superior”, Mestre em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Alagoas (PPGE-UFAL), doutorando do Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística da Universidade federal de Alagoas (PPGLL-UFAL), é professor das redes estaduais de Sergipe (SEE-SE) e de Alagoas (SEE-AL) e, atualmente, participa do Grupo de Estudos em Discurso e Ontologia Marxiana (GEDOM) e do projeto de pesquisa "Discurso, classes sociais e resistência: o fazer histórico do sujeito contemporâneo".

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Publicado

2021-03-03