Hay que mirar las montañas

entrevista a Lucas Bambozzi sobre cine, ruinas y minería

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.23925/1982-6672.2022v15i45p9-27

Palabras clave:

Antropoceno, desastre de Mariana, cine, arte y política

Resumen

Entrevista con el artista multimedia, director audiovisual, profesor e investigador académico Lucas Bambozzi realizada por miembros del grupo interdisciplinario e internacional de investigadores reunidos en torno al tema del Antropoceno brasileño. El entrevistado habla de su más reciente producción audiovisual, el documental Lavras sobre los afectados por los impactos de la minería en el Estado de Minas Gerais, reflexionando sobre la relación del cine con las ruinas del Antropoceno o Capitaloceno como él prefiere llamarlo.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Rosemary Segurado, PUC-SP

Professora da Faculdade de Ciências Sociais da PUC-SP e da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo. É pesquisadora do NEAMP, possui doutorado em Ciências Sociais pela PUC-SP e pós-doutorado em Comunicação Política pela Universidad Rey Juan Carlos de Madrid. Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9397214841745174.

Aécio Amaral, UFPB

Professor de Sociologia no Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal da Paraíba. Graduado em Ciências Sociais (1997) e mestre em Sociologia (2000) pela Universidade Federal de Pernambuco, e doutorando em Estudos Culturais pelo Goldsmiths College, Universidade de Londres. É co-coordenador do GETS - Grupo de Estudos em Estética, Técnica e Sociedade e membro do coletivo de pesquisa ARN - Authority Research Network. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1987602031663826.

Leila Dawney, University of Exeter

Atualmente é professora da Universidade de Exeter, trabalhou na Universidade de Brighton, no Departamento de Sociologia da Goldsmiths, Universidade de Londres, e no Departamento de Sociologia da Universidade de Warwick. Possui doutorado em Geografia Cultural na Universidade de Exeter, com bolsa da AHRC. É membro do coletivo de pesquisa Authority Research Network que publicou o livro Power and the Commons: the promise of alternative futures. Página profissional: https://geography.exeter.ac.uk/staff/index.php?web_id=Leila_Dawney.

Natanael de Alencar Santos, PPGS/UFSCar

Doutorando em Sociologia na Universidade Federal de São Carlos. Mestre em Sociologia pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia (2018) na Universidade Federal da Paraíba Licenciado em Ciências Sociais (2019) pela mesma universidade. Possui graduação em Comunicação Social pela Faculdade Santo Agostinho de Teresina (2012). É membro do grupo de pesquisa TRAMA - Terra, Trabalho, Migração e Memória (Cnpq). Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7528521103315148.

Publicado

2023-01-29