O Clube da Esquina no contexto ditatorial

Autores

  • Cauhana Tafarelo de Oliveira Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Palavras-chave:

Clube da Esquina. Ditadura militar. Cultura. Música popular brasileira.

Resumo

O artigo busca pensar na relação das composições do movimento musical Clube da Esquina e do contexto cultural e histórico do Brasil do final da década de 1960 e 1970. Partindo de algumas das canções emblemáticas da época, pretende-se discutir como tais questões estão materializadas em relação às questões históricas. Para isso, serão apresentadas algumas características do grupo, para uma posterior compreensão de sua ligação com o contexto ditatorial. Em seguida, será desenvolvida uma breve análise de quatro canções, apontando a forma como as letras refletem esse cenário político. Em meio ao clima de repressão da ditadura, as músicas do grupo apresentavam uma visão crítica - e ao mesmo tempo poética - sobre a conjuntura vigente, ao mesmo tempo em que traziam novas sonoridades à música popular brasileira.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Cauhana Tafarelo de Oliveira, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Mestranda em Tecnologia na linha de Mediações e Cultura no Programa de Pós Graduação em Tecnologia da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).

Downloads

Publicado

2013-11-16

Como Citar

Oliveira, C. T. de. (2013). O Clube da Esquina no contexto ditatorial. Aurora. Revista De Arte, Mídia E Política, 6(18), 61–76. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/aurora/article/view/14201