A construção da imagem política de Dilma Rousseff na mídia: a propaganda televisiva x a cobertura jornalística na Folha e no Estado na campanha de 2010

Authors

  • Katia Saisi Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP

Keywords:

1. Campanha eleitoral. 2. Eleições presidenciais. 3. Discurso político e midiático. 4. Dilma Rousseff. 5. Mitos politicos.

Abstract

Em outubro de 2014, serão realizadas no Brasil eleições para os Poderes Executivo e Legislativo em nível federal e estadual. Às vésperas de se iniciar mais uma campanha eleitoral, Dilma Rousseff aparece em primeiro lugar nas pesquisas de intenção de votos. O momento se configura, portanto, como oportuno para se resgatar como foi construída sua imagem política na campanha que a sagrou vitoriosa em 2010, quando foi eleita a primeira mulher presidente do Brasil. Para tanto, serão aqui analisados os programas televisivos veiculados no HGPE, bem como a cobertura jornalística de dois dos principais jornais do país sobre ela, Folha de S.Paulo e O Estado de S.Paulo, durante o período oficial da campanha eleitoral de 2010, de modo a identificar os planos de conteúdo e de expressão das mensagens da e sobre a candidata, bem como os mitos políticos que a propaganda e a imprensa ajudaram a construir.

 

Metrics

Metrics Loading ...

Author Biography

Katia Saisi, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP

Jornalista formada pela PUC-SP. É doutora em Ciência Política na PUC-SP, onde faz parte do NEAMP - Núcleo de Estudos em Arte, Mídia e Política.

Published

2014-09-10

How to Cite

Saisi, K. (2014). A construção da imagem política de Dilma Rousseff na mídia: a propaganda televisiva x a cobertura jornalística na Folha e no Estado na campanha de 2010. Aurora. Journal of Art, Media and Politics., 7(20), 31–50. Retrieved from https://revistas.pucsp.br/index.php/aurora/article/view/19904