Campanhas, meios e estratégias de comunicação: PSoL e REDE Sustentabilidade nas eleições de Jaú em 2016

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1982-6672.2020v13i39p43-62

Palavras-chave:

Campanhas eleitorais, eleições municipais, estratégias de campanha, HGPE.

Resumo

Este artigo discute a organização de campanhas eleitorais nos municípios, da seleção de candidatos e relação entre diretórios às estratégias de comunicação. Para atender a esse objetivo observamos PSoL e REDE em Jaú, o menor município do estado de São Paulo em que há acesso ao HGPE. Entrevistamos os candidatos de ambos os partidos e analisamos a dinâmica financeiras de suas campanhas – total, origem e alocação de recursos. Os resultados mostram que os líderes têm autonomia no planejamento e condução de suas campanhas, que o apoio de simpatizantes e militantes voluntários é central, e a limitação de recursos financeiros é um entrave para uma comunicação instrumental na TV e nas redes sociais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Mércia Alves, Universidade Federal de São Carlos

Doutora e Mestre em Ciência Política, com ênfase em Comunicação Política, pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência Política da universidade Federal de São Carlos PPGPOL/UFSCar.

Referências

ALVES, M. O acesso à propaganda eleitoral televisionada nos municípios paulistas. Em Tese. v. 13, n. 2, 2016.

_________. Eleições municipais e profissionalização das campanhas eleitorais (São Paulo, 2016). 2016 f. Tese (Doutorado em Ciência Política) - Programa de Pós-Graduação em Ciência Política, Universidade Federal de São Carlos, São Paulo, 20

AZEVEDO, Fernando Antônio. Espaço público, mídia e modernização das campanhas eleitorais no Brasil. In: Reunião anual da COMPÓS, 7, 1998, São Paulo.

BRAGA, Sérgio; CARLOMAGNO, Márcio. Eleições como de costume? Uma análise longitudinal das mudanças provocadas nas campanhas eleitorais brasileiras pelas tecnologias digitais (1998-2016). Rev. Bras. Ciênc. Polít. no.26 Brasília May/Aug. 2018.

BORBA, F.; VEIGA, L. F; MARTINS, F. B. Os condicionantes da aceitação e da rejeição à propaganda negativa na eleição presidencial de 2014. Revista Brasileira de Ciência Política - RBCP, v. 25, p. 205-236, 2018.

________; CERVI, Emerson. Relação entre propaganda, dinheiro e avaliação de governo no desempenho de candidatos em eleições majoritárias no Brasil. OPINIÃO PÚBLICA, Campinas, vol. 23, nº 3, set.-dez., 2017.

FARRELL, David M. Political parties in a changing campaign environment. In. CROTTY, Willian; KATZ, Richard S. Handbbok of party politics. Sage Publication ltd, 2009.

________________; WEB, Paul. Political Parties as Campaing Organization. In. DALTON, R; WATTENBERG, M. (EDs.). Parties without Partisans: political changes in advanced industrial democracies. 1ª Ed. Oxfor University Press, 2002.

FIGUEIREDO, Marcus; ALDÉ, A. Intenção de voto e propaganda política: efeitos e gramáticas da propaganda eleitoral. In: Luis Felipe Miguel; Flávia Biroli. (Org.). (Org.). Mídia, representação e democracia. 1ed.Brasília: Hucitec, 2010, v. 1, p. 19-40.

__________________; ALDÉ, A; DIAS, Heloisa; JORGE, Vladimyr L. Estratégias de persuasão eleitoral: uma proposta metodológica para o estudo da propaganda eleitoral. In: XXI Encontro da Anpocs, 1997, Caxambu, 1997.

GIBSON, R. Measuring the Professionalization of Political Campaigning: a Six Country Study. ISC Brownbag Seminar Series. Nov, 2008.

__________; ROMMELLE. A. Mensuring the profissionalization of political campaigning. Party Politics. Vol 15. No 3, 2009.

HOLTZ-BACHA, Cristina. Professionalization. In. MAZZOLENI, Gianpetro (org.) The international encyclopedia of political communication. Wiley Blackwell. Vol.3, 2015.

JARDIM, M. A. Palanque Eletrônico em Eleições Locais: aspectos do acesso dos municípios ao HGPE na televisão. Revista de Sociologia e Política, v. 1, 2004, p. 45-58.

LISI, M. A profissionalização das campanhas em Portugal: partidos e candidatos nas eleições legislativas de 2009. Revista de Ciências Sociais e Políticas, n.º 2, setembro de 2011, p. 109-127.

MANIN, Bernard. A democracia do público reconsiderada. Novos Estudos Cebrap, no 97, São Paulo. 2013. 115-127.

MANCINI, P.; SWANSON, D. L. Politics, Media and Modern Democracy: an International Study of Innovations. In. Electoral Campaigning and their Consequences. Westport, London: Praeger, 1996.

MAZZOLENI, Gianpietro. La comunicación política. Alianza Editorial. Madrid, 2010.

___________________. The international encyclopedia of political communication. Wiley Blackwell. Vol.3, 2015.

YIN, Robert K. Estudo de caso: planejamento e métodos. Porto Alegre: Bookman, 2015.

Downloads

Publicado

2021-03-03