Criação e cultura livre na era da inteligência artificial generativa
DOI:
https://doi.org/10.23925/1982-6672.2023v16i48p76-92Palavras-chave:
Inteligência Artificial, Cultura Livre, Políticas da Internet, Filosofia da Tecnologia, Plataformas DigitaisResumo
Este texto trata de discutir implicações estéticas e filosóficas na criação e na cultura a partir da popularização de sistemas de Inteligência Artificial (IA) generativa em 2023 como o ChatGPT. Parte do debate em torno do conhecimento e da cultura livre e do status remix da criação com a ascensão das tecnologias digitais e da internet nos anos 2000 para, então, problematizar consequências do uso massivo dos sistemas de IA generativas para a criação artística hoje. Por fim, pontua que a exploração privada do conhecimento não necessita ser um motivo para restringir seu amplo acesso, mas disputá-lo enquanto um comum; e aponta para a construção de uma agenda para discutir a criação em tempos híbridos, que busque afirmar as tecnologias a partir de sua característica protética (HUI, 2023).
Downloads
Metrics
Referências
ABÍLIO, Ludmila C. Uberização: do empreendedorismo para o autogerenciamento subordinado. Revista Psicoperspectivas: individuo y sociedad, v. 18, n. 3, p.1-11, 2019.
ABÍLIO, Ludmila C.; GROHMANN, Rafael. Uberização como apropriação do modo de vida periférico. In: GROHMANN, Rafael (org.). Os laboratórios do trabalho digital São Paulo: Boitempo, 2021, p. 85-91.
AMADEU, Sérgio. Colonialismo digital, Imperialismo e a Doutrina Neoliberal. IN: FAUSTINO, Deivison; LIPPOLD, Walter. Colonialismo digital: por uma crítica hacker-fanoniana. São Paulo; Boitempo, 2023.
BERARDI, Franco. Depois do futuro. Trad. Regina Silva. São Paulo: Ubu, 2019.
CHOMSKY, Noam; ROBERTS, Ian; WATUMULL, Jeffrey. A falsa promessa do ChatGPT. FOlha de S.Paulo, 10 março de 2023. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/tec/2023/03/a-falsa-promessa-do-chatgpt.shtml Acesso em: 10 mai. 2023
COULDRY, Nick; MEJIAS, Ulises A. The costs of connection: how data is colonizing human life and appropriating it for capitalism. Stanford: Stanford University Press, 2019.
CRITICAL ART ENSEMBLE. Distúrbio Eletrônico. Coleção Baderna, Conrad; São Paulo, 2001
FAUSTINO, Deivison; LIPPOLD, Walter. Colonialismo digital: por uma crítica hacker-fanoniana. São Paulo; Boitempo, 2023.
FOLETTO, Leonardo. A Cultura é Livre: uma história da resistência antipropriedade. Autonomia Literária/Fundação Rosa Luxemburgo, 2021.
FISHER, Mark. Fantasmas da minha vida: Escritos Sobre Depressão, assombrologia e futuros perdidos. São Paulo; Autonomia Literária, 2022.
GEMETTO, Jorge. FOSSATI, Mariana. Inteligência artificial generativa e direitos culturais. Disponível em: https://baixacultura.org/2023/06/23/inteligencia-artificial-generativa-e-direitos-culturais/ Acesso em: 28 jul. 2023
GONÇALVES, Lukas Ruthes. A Dream Spring of AI Copyright. Disponível em: https://www.project-disco.org/intellectual-property/a-dream-of-spring-for-ai-copyright/ Acesso em: 15 jul. 2023
GROHMANN, Rafael. Plataformização do trabalho: entre dataficação, financeirização e racionalidade neoliberal. Revista EPTIC, v. 22, n. 1, p. 106-122, 2020.
HUI, Yuk. ChatGPT ou a escatologia das máquinas. Trad. Moisés Sbardelotto. IHU Unisinos, jun. 2023. Disponível em https://www.ihu.unisinos.br/categorias/629726-chatgpt-ou-a-escatologia-das-maquinas-artigo-de-yuk-hui Acesso em: 25 jun. 2023
HARAWAY, Donna. Manifesto Ciborgue: Ciência, tecnologia, feminismo-socialista no final do século XX (1985). Ponta Grossa; Monstro dos Mares, 2020.
MARX, Karl. Grundrisse. Trad. Mario Duayer e Nélio Schneider. São Paulo, Boitempo Editorial, 2011.
LEMOS, André. IA, Elis e a nova carta. Disponível em: https://andrelemos.substack.com/p/ia-elis-e-nova-carta? Acesso em: 10 jul. 2023
LESSIG, Lawrence. Cultura livre: como a grande mídia usa a tecnologia e a lei para bloquear a cultura e controlar a criatividade. Trad. Rodolfo S. Filho, Cardoso, Joaquim Toledo Jr., Isabea Vecchi Alzuguir, Mariana Bandarra, Alexandre Boide. São Paulo: Trama, 2005
MANSOUX, Aymeric. Livre como queijo: confusão artística acerca da abertura. In: BELISÁRIO, Adriano; TARIN, Bruno. Copyfight. Rio de Janeiro: Azougue, 2012.
MOROZOV, Evgeny. Big Tech: a ascensão dos dados e a morte da política. Trad. Cláudio Marcondes. São Paulo: Ubu, 2018.
SAVAZONI, Rodrigo. O comum entre nós: da cultura digital à democracia do século XXI. São Paulo: Sesc Edições, 2018
SIMONDON, Gilbert. Do modo de existência dos objetos técnicos (1958). Trad. Vera Ribeiro. Contraponto, 2020.
VAN DYCK, José. POELL, Thomas. DE WAAL, Martijn. The Platform Society: Public Values in a Connective World. Oxford; Ozford University press, 2018.
WARK, Mckenzie. Considerações sobre um manifesto hacker. IN: WARK, Mckenzie. Um Manifesto Hacker. São Paulo; Editora Funilaria, 2023 (no prelo).
WOLFSON, Stephen. “Uso Justo”: Treinando IA Generativas. Disponível em: https://br.creativecommons.net/2023/06/06/uso-justo-treinando-ia-generativas/ Acesso em: 12 jul. 2023
WU MING. Copyright e maremoto. Trad. Rizoma. 2002. on-line. Disponível em https://baixacultura.org/2012/07/09/wu-ming-e-um-maremoto-anticopyright/ Acesso em: 10 mai 2023
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Aurora. Revista de Arte, Mídia e Política
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.