Vaporwave
Da nostalgia à ontologia do assombro
DOI :
https://doi.org/10.23925/2675-8253.2022v3n1A8Mots-clés :
Antropologia, Vaporwave, Música, Nostalgia, InternetRésumé
O objeto da pesquisa é o Vaporwave. Este surgiu como um microgênero da música eletrônica no começo da década de 2010, sendo criado a partir de comunidades online e fóruns. Utilizando distorções exageradas, som grave e ritornelos repetitivos cria-se uma sensação de deslocamento da realidade. Somando esse conjunto de técnicas às referências musicais do som que é remixado temos que o Vaporwave é algo que constantemente se atualiza, baseado sempre em noções de nostalgia e "desacoplamento" da realidade. A experiência da fruição desses objetos culturais é justamente vivenciar e transitar nestes espaços de rememoração, reverberação e plasticidade temporal.Références
APPADURAI, Arjun. Modernity at Large: Cultural Dimensions of Globalization. Minneapolis: University of Minnesota Press. 1996.
ARRUDA, M. A. P. e MELLO, J. G. Vaporwave: Deterioração e colagem de superfícies midiáticas. Lumina - Revista do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Juiz de Fora. Juiz de Fora, Vol.11, nº1, pp 1-17, abril 2017.
ARRUDA, Mario. Vaporwave: arqueologia do banco de dados digital. Temática, Ano XII, n. 12. 2016.
AUGÉ, Marc. Não-lugares: introdução a uma antropologia da supermodernidade. Campinas: Papirus, 1994
BORN, Georgina. HAWORTH, Christopher. From microsound to vaporwave: internet-mediated musics, online methods, and genre. Music & Letters,Vol.98 No.4, The Author (2018). Published by Oxford University Press. All rights reserved. doi:10.1093/ml/gcx095, available online at www.academic.oup.com/ml
COLE, Ross. Vaporwave Aesthetics: Internet Nostalgia and the Utopian Impulse. Johns Hopkins University Press:
ASAP/Journal, v. 5, n. 2, p. 297-326, 2020. https://muse.jhu.edu/article/760297
COLE, Ross. Turning Trash into Mantras: An Interview with Vaporwave Producer Strawberry Illuminati. ASAP Journal. 2020. Encontrado em: http://asapjournal.com/turning-trash-into-mantras-an-interview-with-vaporwave-producer-strawberry-illuminati-ross-cole/
CONTER, Marcos. A Vaporização da música. Curitiba: Intercom. 2017.
FELD, Steve. Sound and sentiment. Birds, weeping, poetics, and song in Kaluli expression. Filadélfia, University of Pennsylvania Press, 1982.
FISHER, Mark. Ghosts of My Life: Writings on Depression, Hauntology and Lost Futures. Winchester, UK. Zero Books, 2016.
FISHER, Mark. What Is Hauntology? University of California Press: Film Quarterly, v. 66, N. 1, p. 16-24, 2012.
GLITSOS, Laura. Vaporwave, or music optimised for abandoned malls. Cambridge: Popular Music, v.37, n.1, p.100-118, 2018.
HARPER, Adam. Comment: Vaporwave and the pop-art of the virtual plaza. Dummy Mag. 2012. Encontrado em: https://www.dummymag.com/news/adam-harper-vaporwave/
KOZINETS, Robert. Netnography: Doing Ethnographic Research Online. London: Sage, 2010.
LATOUR, Bruno: Reagregando o Social. Salvador: EDUFBA, 2012
LEITAO, Débora Krischke; GOMES, Laura Graziela. Machinima and ethnographic research in three-dimensional virtual worlds.Vibrant, Virtual Braz. Anthr., Brasília , v. 9, n. 2, p. 292-318, Dec. 2012 . Available from <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-43412012000200011&lng=e n&nrm=iso>. access on 07 May 2019. http://dx.doi.org/10.1590/S1809-43412012000200011. LÉVY, P. Cibercultura. São Paulo: Ed. 34, 1999
LYSLOFF, Rene. Musical Community on the Internet: an on-line ethnography. Cultural Anthropology, 18 (2): 233-63, 2003.
MISKOLCI, Ricardo. Novas conexões: notas teórico-metodológicas para pesquisas sobre o uso de mídias digitais. Revista Cronos, v. 12, n. 2, 4 jun. 2013.
NICHOLS, Bill. Introduction to Documentary. Bloomington, IN: Indiana University Press, 2001.
NOWAK, Raphaël e WHELAN, Andrew. “Vaporwave Is (Not) a Critique of Capitalism”: Genre Work in An Online Music Scene. De Gruyter: Open Cultural Studies, v.2, n.1, p. 451-462, 2018.
REILY, Suzel Ana. A música e a prática da memória: uma abordagem etnomusicológica. In: Música e cultura, 9, 2014.
SMALL, Christopher. Musicking: the meanings of performance and listening. Middletown, Ct: Wesleyan University Press, 1998.
PARREIRAS, Carolina. Altporn, corpos, categorias e cliques: notas etnográfica ssobre pornografia online.Cad. Pagu, Campinas , n. 38, p. 197-222, jun. 2012 . Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-83332012000100007&lng=pt &nrm=iso>. acessos em 07 maio 2019. http://dx.doi.org/10.1590/S0104-83332012000100007.
POLIVANOV, Beatriz Brandão. Etnografia virtual, netnografia ou apenas etnografia? Implicações dos conceitos. Rio de Janeiro: Esferas - Revista Interprogramas de Pós-graduação em Comunicação do Centro-Oeste. 2013.
RUIZ DI GIOVANNI, Julia. « Artes de abrir espaço. Apontamentos para a análise de práticas em trânsito entre arte e ativismo », Cadernos de Arte e Antropologia, Vol. 4, No 2 | -1, 13-27.
SCHEMBRI, Sharon e TICHBON, Jac: Digital consumers as cultural curators: the irony of Vaporwave. Arts and the Market, Vol. 7 Issue: 2, pp.191-212, 2017.
TANNER, Grafton: Babbling corpse, vaporwave a commodification of ghosts. Washington, EUA: Zero Books, 2016.
TRAINER, Adam: From Hypnagogia to Distroid: Postironic Musical Renderings of Personal Memory. In: WHITELEY, S. and
RAMBARRAN, S. (eds) Oxford Handbooks Online. Oxford University Press, 2016. doi: 10.1093/oxfordhb/9780199321285.013.25
Discografia
, 新しい日の誕生 (Dream Catalogue, 2015)
Blank Banshee, Blank Banshee 0 (self-released, 2012)
Chuck Person, Chuck Person’s Eccojams Vol. 1 (self-released, 2010)
Eccodroid, Surreal Fashion (Business Casual, 2019)
Eccodroid, Modern Love (Sunset Grid, 2017)
Esprit 空想 , Virtua.zip (100% Electronica, 2019)
Internet Club, Vanishing Vision (self-released, 2012)
George Clanton, Slide (100% Electronica, 2018)
James Ferraro, Far Side Virtual (Hippos in Tanks, 2011)
Laserdisc Visions, New Dreams Ltd. (Beer on the Rug, 2011)
Local News, Ghost Broadcast (self-released, 2013)
Luxury Elite, World Class (Crash Symbols, 2015)
Macintosh Plus, Floral Shoppe (Beer on the Rug, 2011)
マクロスMACROSS 82-99, Sailorwave (Fortune 500, 2013)
マクロスMACROSS 82-99, A Million Miles Away (self-released, 2014)
Saint Pepsi, Hit Vibes (Keats Collective, 2013)
S U R F I N G, Deep Fantasy (100% Electronica, 2012)
Porter Vong, You Can Have It All (self-released, 2019)
PrismCorp Virtual Enterprises, Home™ (Beer on the Rug, 2013)
VA:10 , VA:10 (A Vaporwave Anniversary) (My Pet Flamingo, 2019)
Vários artistas, NOP-100: scape | y.7 (No Problema Tapes, 2019)
Vários artistas, Neoncity Cruise (Neoncity Records, 2019)
Yung Bae, Bae (self-released, 2014)
Windows96, Enchanted Instrumentals and Whispers (self-released, 2019)
Windows96, One Hundred Mornings (Business Casual, 2019)
情報デスクVirtual, 札幌コンテンポラリー (Beer on the Rug, 2012)
猫 シ Corp, News at 11 (猫 シ Corp. Self-released, 2016)
猫 シ Corp, Palm Mall (猫 シ Corp. Self-released, 2014)
Referências para endereços acessados na pesquisa
Agora Road’s Macintosh Café - Encontrado em: https://forum.agoraroad.com/index.php
Chan /mu - Encontrado em: https://boards.4channel.org/mu/
Chan /wg - Encontrado em: https://boards.4chan.org/wg/
Vaporwave Wiki - Encontrado em: https://vaporwave.wiki/wiki/Main_Page
r/makingvaporwave - Encontrado em: https://old.reddit.com/r/makingvaporwave/
r/VaporwaveAesthethics - Encontrado em: https://www.reddit.com/r/VaporwaveAesthetics/
r/Vaporwave - - Encontrado em: https://old.reddit.com/r/Vaporwave/
r/vaporwavehistory - Encontrado em: https://www.reddit.com/r/vaporwavehistory/
r/VaporwaveArt - Encontrado em: https://www.reddit.com/r/VaporwaveArt/
r/VaporwaveCassettes - Encontrado em: https://www.reddit.com/r/VaporwaveCassettes/
r/futurefunk - Encontrado em: https://www.reddit.com/r/futurefunk/
r/vaporwavesfinest - Encontrado em: https://www.reddit.com/r/vaporwavesfinest/
Página do Facebook Vaporwave Brazil - Encontrado em: https://web.facebook.com/VAPORWAVEBRAZIL/?_rdc=1&_rdr
Poolside fm - Encontrado em: https://poolside.fm
Private Suite Magazine - Encontrado em: https://privatesuitemag.com/
Nightwave Plaza - Encontrado em: https://plaza.one
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Revista Avesso: Pensamento, Memória e Sociedade 2022
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale - Partage dans les Mêmes Conditions 4.0 International.