Dois problemas decisivos sobre Para uma filosofia do ato: o mundo cindido e os atributos do Ser e do ato ético

Autores

  • Edson Soares Martins Universidade Regional do Cariri
  • Francisco de Freitas Leite Universidade Regional do Cariri
  • Newton de Castro Pontes Universidade Regional do Cariri

Palavras-chave:

Ato ético, Responsividade, Arquitetônica responsiva, Neokantismo

Resumo

Para uma filosofia do ato, ensaio fragmentado e inacabado de Mikhail Bakhtin, é um dos textos da década de 1920 que melhor permitem entrever o sutil e complexo diálogo que o filósofo russo estabelece com o campo filosófico de seu tempo, através, sobretudo, de uma empolgante virada interpretativa do legado kantiano. O presente estudo objetiva discutir como o conceito de divisão entre o mundo da vida e o mundo da cultura e os problemas dos atributos do Ser e da transitividade e eventicidade aberta do ato responsável são instrumentalizados de modo a permitir essa virada filosófica, configurando o que representa a primeira grande contribuição de Mikhail Bakhtin ao pensamento ocidental.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Edson Soares Martins, Universidade Regional do Cariri

Edson Soares Martins possui doutorado (2010) em Letras pela Universidade Federal da Paraíba. Atualmente é Professor Adjunto de Literatura Brasileira, na Universidade Regional do Cariri (URCA). Tem experiência na área de Literatura, com ênfase em Literatura Brasileira e literaturas africanas. Publicou em 2010 sua tese de doutoramento, sob o título O romance e seu direito ao grito: mímesis e representação em A hora da estrela e A rainha dos cárceres da Grécia. É autor de outros livros e de artigos científicos.

Francisco de Freitas Leite, Universidade Regional do Cariri

Francisco de Freitas Leite é doutorando em linguística pelo PROLING (UFPB), onde desenvolve pesquisa embasada da filosofia bakhtiniana da linguagem. Mestre em Linguística pela UFPB (PROLING – 2009), especialista em Ensino de Língua Portuguesa pela URCA (1999) e graduado em Letras por esta mesma IES (1998). Atualmente é professor Assistente F da Universidade Regional do Cariri e pesquisador-orientador no Núcleo de Pesquisa em Estudos Linguísticos e Literários – NETLLI e pesquisador-estudante no Grupo de Pesquisas em Linguagem, Enunciação e Interação – GPLEI, com a Linhas de pesquisa: Discurso e sociedade: a diversidade discursiva e enunciativa. Orientadora: Maria de Fátima Almeida.. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Linguística, Língua Portuguesa e Língua Latina, atuando principalmente nos seguintes temas: linguística histórica, história da língua portuguesa e poesia brasileira. Freitas é poeta, tendo publicado quatro obras: Fuga pela claraboia (1997, recentemente indicado como obra para o vestibular da URCA), Ave, sertão! (1998), Nacos (1999) e Curta versagem (1993). Sua dissertação de mestrado foi publicada em 2009, sob o título O latim em cartas do Cariri cearense. Também organizou, com Edson S. Martins, duas obras coletivas: Língua, literatura e ensino: a pesquisa acadêmica no DLL/URCA (2010) e As veredas da pesquisa em letras: ensaios críticos e teóricos (2011). Tem três capítulos em livros, sendo um deles (em co-autoria) intitulado Bakhtin/Volochínov e os problemas da construção de sentido, recentemente publicado, em livro sob organização de Fátima Almeida (PROLING-UFPB).

Newton de Castro Pontes, Universidade Regional do Cariri

Newton de Castro Pontes é Licenciado em Letras pela Universidade Regional do Cariri (URCA) e Mestre em Literatura e Interculturalidade pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Atualmente, é Professor Auxiliar de Teoria da Literatura na mesma instituição em que se graduou (URCA), e aluno do Doutorado em Teoria da Literatura na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Desenvolve pesquisas nas áreas de Teoria do Conto, Crítica Textual e Sociologia Aplicada à Literatura. É membro do Núcleo de Estudos em Teoria da Literatura. Publicou, em co-autoria com Edson Soares Martins e Ridalvo Félix de Araújo, o livro Sujeito e subalternidade na literatura brasileira: primeiros ensaios (2010). Organizou, com Antony Cardoso Bezerra e Thiago da Câmara Figueiredo, a coletânea Narrativa de ficção portuguesa no século XX: estudos de crítica literária (2011).

Publicado

2012-11-30

Como Citar

Soares Martins, E., de Freitas Leite, F., & de Castro Pontes, N. (2012). Dois problemas decisivos sobre Para uma filosofia do ato: o mundo cindido e os atributos do Ser e do ato ético. Bakhtiniana. Revista De Estudos Do Discurso, 7(2), Port. 123–141 / Eng. 123. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/bakhtiniana/article/view/10688

Edição

Seção

Artigos