Reflexões acerca da análise dialógica dos discursos verbo-visuais: um caso de humor na política brasileira

Autores

  • Roberto Leiser Baronas Universidade Federal de São Carlos
  • Lígia Mara Boin Menossi Araujo Universidade Federal de São Carlos
  • Samuel Ponsoni Universidade Federal de São Carlos

Palavras-chave:

Verbo-visualidade, Análise dialógica, Discurso político, Texto humorístico

Resumo

Neste artigo, temos como objetivo perscrutar o funcionamento da verbo-visualidade de uma perspectiva dialógica do discurso, utilizando, como material de análise, uma videomontagem humorística acerca do ator político Dilma Rousseff, durante a campanha presidencial brasileira do ano de 2010. Primeiramente, procuramos refletir acerca de alguns pressupostos teórico-metodológicos de Bakhtin e de Brait, qual seja, o de verbo-visualidade, alicerçado na concepção bakhtiniana de linguagem. Em um segundo momento, detivemo-nos na análise do texto objeto do artigo, que se pautou na seguinte indagação: como contribuem e funcionam os elementos verbais e visuais para produção e direcionamento de sentidos na videomontagem? Nossa hipótese é a de que os discursos carregados pela montagem criam uma trilha ideológica de sentido que leva os interlocutores a interpretar a então candidata como uma pessoa sem discurso, manipulável. Diante do exposto, tentaremos demonstrar a hipótese que sustentamos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Roberto Leiser Baronas, Universidade Federal de São Carlos

Professor e orientador de mestrado e doutorado da Universidade Federal de São Carlos no Departamento de Letras e no Programa de Pós-graduação em Linguística.

Lígia Mara Boin Menossi Araujo, Universidade Federal de São Carlos

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal de São Carlos e bolsistas Fapesp.

Samuel Ponsoni, Universidade Federal de São Carlos

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal de São Carlos e bolsistas Fapesp.

Publicado

2013-11-29

Como Citar

Baronas, R. L., Araujo, L. M. B. M., & Ponsoni, S. (2013). Reflexões acerca da análise dialógica dos discursos verbo-visuais: um caso de humor na política brasileira. Bakhtiniana. Revista De Estudos Do Discurso, 8(2), Port. 24–42 / Eng. 24. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/bakhtiniana/article/view/13788

Edição

Seção

Artigos