Abordagem da imagem em um livro didático voltado para a alfabetização: perspectivas de letramento visual

Autores

  • Trícia Tamara Boeira do Amaral Universidade Federal do Rio Grande - FURG
  • Adriana Fischer Universidade Católica de Pelotas – UCPel Universidade Regional de Blumenau – FURB

Palavras-chave:

Alfabetização, Letramento visual, Livro didático, Imagem, Atividades de leitura

Resumo

Em vista da grande multiplicidade de linguagens e considerando que a alfabetização é uma importante prática de letramento na constituição da criança, este artigo tem o objetivo de identificar o tipo de abordagem dado à imagem em um livro didático do 1º ano (EF), aprovado pelo PNLD (2010). O intuito é discutir em que medida a amostra analisada favorece uma leitura compreensiva e crítica do texto imagético. Para tanto, as ponderações foram realizadas por meio de uma epistemologia interpretativa, à luz da teoria dos letramentos sob uma perspectiva sociocultural, e também a partir da sintaxe da linguagem visual, que pode trazer uma contribuição positiva às análises discursivas visuais. A pesquisa indica que a imagem é proposta a partir de perspectivas socioculturais; que as atividades de leitura favorecem o letramento visual e que a condução do professor pode fazer diferença nas abordagens e leituras.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Trícia Tamara Boeira do Amaral, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Secretaria de Educação a Distância - SEaD

Adriana Fischer, Universidade Católica de Pelotas – UCPel Universidade Regional de Blumenau – FURB

Programa de Pós-Graduação em Letras

Publicado

2013-11-29

Como Citar

Amaral, T. T. B. do, & Fischer, A. (2013). Abordagem da imagem em um livro didático voltado para a alfabetização: perspectivas de letramento visual. Bakhtiniana. Revista De Estudos Do Discurso, 8(2), Port. 5–23 / Eng. 5. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/bakhtiniana/article/view/14016

Edição

Seção

Artigos