Argumentação e discurso sobre Lei Maria da Penha em acórdãos do STJ

Autores

  • Lúcia Gonçalves Freitas Universidade Estadual de Goiás

Palavras-chave:

Argumentação, Discurso, Violência de gênero, Lei Maria da Penha, STJ

Resumo

Neste artigo, usamos a Análise de Discurso Crítica (ADC) como abordagem teórico-metodológica para analisar argumentos de ministros e ministras do Superior Tribunal de Justiça (STJ) em um acórdão que afetou o entendimento jurisprudencial brasileiro sobre a Lei Maria da Penha. O principal objetivo neste trabalho é analisar como a Justiça constrói argumentos relativos à violência contra as mulheres em um órgão público notório, como o STJ, que é popularmente conhecido como "Tribunal da Cidadania" por, supostamente, garantir o exercício de vários direitos para a população brasileira. Também buscamos trazer a público diálogos conflitantes, ideologias e jogos de poder inerentes à decisão em análise.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Lúcia Gonçalves Freitas, Universidade Estadual de Goiás

Lucia Gonçalves de Freitas é doutorada em Lingüística pela Universidade de Brasília (UnB). Foi contemplada com uma bolsa de estudos do Programa de Estágio de Doutorado no Exterior (PDEE), pela CAPEs, tendo sido pesquisadora visitante por quatro meses no Center for Advanced Research in English, na Universidade de Birmingham, Inglaterra. Atualmente, é professora titular da Universidade Estaual de Goiás (UEG) e Coordenadora de Pesquisa da mesma instituição, onde lidera o Grupo de Estudos de Jaraguá. Atua na área de Artes e Lingüística, com ênfase em Análise de Discurso, Gênero e Semiótica Social.

Publicado

2014-06-27

Como Citar

Freitas, L. G. (2014). Argumentação e discurso sobre Lei Maria da Penha em acórdãos do STJ. Bakhtiniana. Revista De Estudos Do Discurso, 9(1), Port. 71–89 / Eng. 75. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/bakhtiniana/article/view/16992

Edição

Seção

Artigos