Ética na perspectiva bakhtiniana e na formação crítica docente: uma experiência no Estágio Supervisionado de Língua Inglesa

Autores

  • Viviane Pires Viana Silvestre Universidade Estadual de Goiás
  • Carla Janaína Figueredo Universidade Federal de Goiás
  • Rosane Rocha Pessoa Universidade Federal de Goiás

Palavras-chave:

Ética, Fundamentos bakhtinianos, Formação crítica de professores/as de línguas, Estágio supervisionado

Resumo

Neste texto, procuramos estabelecer um diálogo entre fundamentos bakhtinianos e formação crítica de professores/as de línguas, especialmente a respeito do conceito de ética. Para tanto, analisamos as práticas discursivas de três professoras-licenciandas da disciplina Estágio Supervisionado de Língua Inglesa I, de um curso de Letras Português/Inglês, sobre o trabalho desenvolvido com o filme Além da sala de aula. O estudo aponta para a relevância do referencial teórico bakhtiniano sobre ética para a formação crítica docente, uma vez entendido que o/a professor/a em formação universitária precisa problematizar suas próprias concepções, perceber a responsabilidade de seus atos e assumir seu papel de agente.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Viviane Pires Viana Silvestre, Universidade Estadual de Goiás

Mestre em Letras e Linguística. Professora Assistente do Curso de Letras Português/Inglês da Universidade Estadual de Goiás, especificamente da área de inglês, nas disciplinas de língua inglesa e estágio supervisionado. Doutoranda em Letras e Linguística na Universidade Federal de Goiás.

Carla Janaína Figueredo, Universidade Federal de Goiás

Doutora em Letras e Linguística e Professora Adjunto 3 da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Goiás. Atua na graduação em Letras Inglês e no programa de pós-graduação em Letras e Linguística - nível mestrado e doutorado. É também vice-coordenadora do Departamento de Línguas Estrangeiras da Faculdade de Letras.

Rosane Rocha Pessoa, Universidade Federal de Goiás

Doutora em Estudos Linguísticos e professora associada da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Goiás. Pertence ao Departamento de Línguas Estrangeiras e atua na graduação em Letras Inglês e no programa de pós-graduação em Letras e Linguística - nível mestrado e doutorado da UFG.

Publicado

2015-07-05

Como Citar

Silvestre, V. P. V., Figueredo, C. J., & Pessoa, R. R. (2015). Ética na perspectiva bakhtiniana e na formação crítica docente: uma experiência no Estágio Supervisionado de Língua Inglesa. Bakhtiniana. Revista De Estudos Do Discurso, 10(2), Port. 115–134 / Eng. 126. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/bakhtiniana/article/view/22135

Edição

Seção

Artigos