O conceito de fronteira na semiótica de Iúri Lotman

Autores

  • Ekaterina Volkova Américo Universidade Federal Fluminense

Palavras-chave:

Iúri Lotman, Semiótica da cultura, Semiosfera, Fronteira

Resumo

O presente artigo tem por objetivo apresentar o conceito de fronteira na obra do semioticista russo Iúri Lotman (1922-1993), bem como o esquema de assimilação de textos alheios que ocorre justamente na zona fronteiriça. Com base nessas colocações teóricas abordamos as inter-relações culturais, como a presença da língua francesa no romance Guerra e paz de Liev Tolstói e o impacto da calça jeans na cultura soviética.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Ekaterina Volkova Américo, Universidade Federal Fluminense

Bacharelado e Mestrado pela Universidade Russa das Humanidades (Rússia, Moscou), Mestrado e Doutorado pelo Programa de Pós-graduação em Literatura e Cultura Russa pela Universidade de São Paulo. Professora de Líteratura e Língua russa da Universidade Federal Fluminense. Tradutora e pesquisadora das obras de Iúri Lotman, Mikhail Bakhtin e seu Círculo, Roman Jakobson e Piotr Bogatyriov, entre outros.

Publicado

2017-05-11

Como Citar

Américo, E. V. (2017). O conceito de fronteira na semiótica de Iúri Lotman. Bakhtiniana. Revista De Estudos Do Discurso, 12(1), Port. 5–20 / Eng. 6. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/bakhtiniana/article/view/26361

Edição

Seção

Artigos