O conceito de aspas verbo-visuais e suas classificações

Autores

Palavras-chave:

Aspas verbo-visuais, Modalização autonímica, Verbo-visualidade

Resumo

Este artigo tem por objetivo apresentar o conceito de aspas verbo-visuais e suas classificações. O fenômeno deve ser entendido como um desdobramento metaenunciativo opacificante (em analogia à modalização autonímica, presente no plano verbal), resultante de determinadas relações entre elementos verbais e visuais constitutivos de um mesmo enunciado, uma vez tomada sua dimensão verbo-visual. São três as classificações do fenômeno: aspas verbo-visuais de relação direta entre elementos verbais e visuais, aspas verbo-visuais de opacificação de elementos verbais no plano visual e aspas verbo-visuais de alegoria verbo-visual opacificante. A contribuição pretendida é oferecer ao campo dos estudos sobre a linguagem o conceito de aspas verbo-visuais e suas classificações, com o intuito de auxiliar com um novo instrumental teórico-metodológico as pesquisas que se debruçam sobre a dimensão verbo-visual dos enunciados e suas formas de produção de efeitos de sentido.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Rodolfo Vianna, PUC-SP

Doutor (2016) e Mestre (2011) em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP, sob orientação da Profa. Dra. Elisabeth Brait. Bacharel em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade de São Paulo - USP - (2007). Realizou estágio doutoral (2013-2014/Bolsa CAPES) na Universidade Paris IV - Sorbonne, sob coorientação do Prof. Dr. Dominique Maingueneau. É membro do GP/CNPq/PUC-SP Linguagem, Identidade e Memória (www.linguagemememoria.com.br). Possui interesse nas áreas de análise dialógica do discurso, história da linguística, manifestações de ironia em discursos informativos e construção de sentidos na verbo-visualidade.

Publicado

2019-11-29

Como Citar

Vianna, R. (2019). O conceito de aspas verbo-visuais e suas classificações. Bakhtiniana. Revista De Estudos Do Discurso, 15(1), Port. 61–80 / Eng. 63. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/bakhtiniana/article/view/42303

Edição

Seção

Artigos