O gênero discursivo e a disputa pelas formas de (re)construção das práticas sociais

Autores

Palavras-chave:

Gênero discursivo, Análise crítica de gênero, Mudança social

Resumo

O presente artigo tem por objetivo discutir o modo como a (co-)construção do gênero discursivo aponta para disputas sobre a (re)construção da realidade social. Para tanto, ensaia-se uma reflexão teórica, aproximando os postulados bakhtinianos aos da Análise Crítica de Discurso, na formulação da Análise Crítica de Gêneros. Analisa-se uma sessão de grupo socioeducativo para homens autores de violência contra a mulher, ilustrando a disputa discursiva sobre o recorte constituinte do tema do gênero. Os dados analisados foram gerados em pesquisa de tipo etnográfico, ao longo de 12 meses de trabalho em campo. A discussão permite perceber a natureza aberta da linguagem e das práticas, tornada inteligível por meio da análise crítica de gêneros discursivos, e aponta para pontos de aberturas imprescindíveis na luta política por mudanças sociais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vanessa Arlésia de Souza Ferretti, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Possui Licenciatura em Letras (Português/Literatura), pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (2010); Mestrado (2013) e Doutorado (2018) em Linguística, na área de Linguística Aplicada, pela Universidade Federal de Santa Catarina. Tem experiência na Educação básica, técnica e superior. É professora adjunta - nível IV da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (Unidade Campo Grande), onde ministra disciplinas no curso de Letras (Bacharelado, Inglês e Espanhol). Integra o Núcleo de Estudos Bakhtinianos (NEBA) e o Grupo de pesquisa Educação, Cultura e Diversidade, vinculado à Rede de Pesquisa Internacional para América Latina, Europa e Caribe/Rede ALEC. Edita a Web Revista Linguagem, Educação e Memória. Empreende pesquisa a partir da Análise de Discurso Crítica, da Análise Crítica de Gênero e da Análise Dialógica do Discurso. Interessa-se por temas como: gêneros discursivos, identidades e práticas sociais; masculinidades; políticas de combate à violência contra a mulher; formação de professores; ensino de Língua Portuguesa.

Publicado

2021-09-22

Como Citar

Ferretti, V. A. de S. (2021). O gênero discursivo e a disputa pelas formas de (re)construção das práticas sociais. Bakhtiniana. Revista De Estudos Do Discurso, 16(3), Port. 81–106 / Eng. 84. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/bakhtiniana/article/view/48439

Edição

Seção

Artigos