No(s) (des/re)encontro(s) das vozes, a construção dialógica da polêmica em enunciados de temática político-religiosa

Autores

Palavras-chave:

Relações dialógicas, Discurso bivocal, Polêmica aberta e velada, postagem de Facebook

Resumo

Nas obras de Bakhtin sobre o romance polifônico de Dostoiévski, há um conjunto de noções muito relevantes para a análise do funcionamento da palavra bivocal, concebida como um enunciado direcionado tanto para o seu objeto referencial como para o discurso de outrem acerca desse objeto, com todas as refrações das vozes que já o valoraram nas interações discursivas de que esse objeto já foi tema. Neste artigo, analiso as relações dialógicas que constroem o posicionamento axiológico do falante por meio da polêmica (aberta/velada) em postagens de Facebook com conteúdo temático constituído mediante o diálogo entre as esferas discursivas política e religiosa. Demonstro, com base nos estudos bakhtinianos, como o (des/re)encontro das vozes em um determinado enunciado demanda do sujeito contemporâneo um olhar atento aos movimentos sinuosos das formas de emergência, circulação e gerenciamento das vozes que constituem/constituíram certos discursos históricos na sociedade brasileira, com todos os procedimentos enunciativos de reelaboração e reacentuação envolvidos nesse processo.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Pedro Farias Francelino, Universidade Federal da Paraíba

Pedro Farias Francelino é Doutor em Linguística pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). É Professor Associado do Departamento de Língua Portuguesa e Linguística (DLPL) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e Docente do Programa de Pós-graduação em Linguística (PROLING) dessa mesma instituição. Atua na área de estudos dialógicos do discurso proveniente dos escritos de Bakhtin,Volochínov e Medvedev.

Publicado

2021-06-18

Como Citar

Francelino, P. F. (2021). No(s) (des/re)encontro(s) das vozes, a construção dialógica da polêmica em enunciados de temática político-religiosa. Bakhtiniana. Revista De Estudos Do Discurso, 16(2), Port. 200–220 / Eng. 218. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/bakhtiniana/article/view/48687

Edição

Seção

Artigos