A diatribe na construção de sentidos da Carta de Paulo aos Romanos

Autores

Palavras-chave:

Carta aos romanos, Diatribe, Construção de sentidos, Relações dialógicas

Resumo

Neste trabalho, analisa-se a diatribe na construção de sentidos da Carta de Paulo aos Romanos, focalizando as relações dialógicas decorrentes de seu uso na construção enunciativa da carta. Para isso, o artigo dialoga com a perspectiva enunciativa da linguagem oriunda do Círculo de Bakhtin, a partir de uma abordagem qualitativa e interpretativa. A análise da carta mostra a ocorrência da diatribe materializada nos elementos linguístico-enunciativos configuradores do discurso direto retórico. Ao lançar mão desse recurso diatríbico na construção de sentidos, a carta desvela sua dialogicidade interna, o diálogo velado, o encontro de vozes, de discursos, materializando enunciativamente pontos de vista dos destinatários. Assim, consequentemente, a construção de sentidos se instaura sob maior ou menor influência do outro e da sua resposta antecipada.

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Biografia do Autor

Ilderlândio Assis de Andrade Nascimento, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutor em Linguística pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística (PROLING) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Professor Adjunto do Departamento de Educação (DEDUC) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), no Centro de Ensino Superior do Seridó (CERES), em Caicó-RN. Líder do Grupo de Pesquisa em Práticas de Linguagens, Sociedade e Educação (GEPLISE). Desenvolve estudos com foco nas práticas de linguagens, com ênfase nas seguintes temáticas: texto, discurso e construção de sentidos; gêneros discursivos; discurso citado; dialogismo; autoria; leitura, produção e ensino de textos; ensino de língua materna

Publicado

2021-09-22

Como Citar

Nascimento, I. A. de A. (2021). A diatribe na construção de sentidos da Carta de Paulo aos Romanos. Bakhtiniana. Revista De Estudos Do Discurso, 16(3), Port. 134–159 / Eng. 137. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/bakhtiniana/article/view/48771

Edição

Seção

Artigos