As barbas de um Bluesman: um signo de resistência negra no rap baiano
Palavras-chave:
Ato de criação, Baco Exu do Blues, Necropolítica, Signo ideológicoResumo
As barbas são um indício de que o homem alcançou a maturidade. Com essa imagem, são analisadas as canções do segundo álbum do artista Baco Exu do Blues, Bluesman. Com apenas 22 anos de idade, em seu ato de criação, Baco criticou as condições de desigualdade socioeconômica e o racismo impostos ao afrodescendente, atuando como um signo ideológico na construção de uma consciência negra. Como um símbolo de insurgência, Baco também se utilizou de linguagem mítica para compor uma identidade e formatar o seu rap, criando um herói. O hip hop critica o capitalismo racial, instaurado no Brasil com a colonização e o sequestro de africanos escravizados. As composições são apreendidas como gritos de resistência à necropolítica - um chamado para a execução de atos que relacionam valores éticos e poesia ao fazer político.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Bakhtiniana. Revista de Estudos do Discurso
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Os autores concedem à revista todos os direitos autorais referentes aos trabalhos publicados. Os conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores.