Jogos pedagógicos e responsividade: ludicidade, compreensão leitora e aprendizagem

Autores

  • Nukácia Meyre Silva Araújo Universidade Estadual do Ceará - UECE
  • Fernanda Rodrigues Ribeiro Universidade Estadual do Ceará - UECE
  • Suellen Fernandes dos Santos Universidade Estadual do Ceará - UECE

Palavras-chave:

Compreensão responsiva, Ensino de leitura, Jogos educativos, Leitura

Resumo

Este artigo, embasado em pressupostos teóricos da teoria bakhtiniana, tem o objetivo de analisar as características das atitudes responsivas de alunos de duas turmas de 1ª ano do Ensino Médio de uma escola pública em Fortaleza, durante a interação com textos em um jogo educativo voltado para o ensino de leitura em Língua Portuguesa. A análise é feita a partir de dados colhidos em um experimento-piloto que tinha como objetivo analisar a influência do uso de um Objeto de Aprendizagem (OA) no desenvolvimento de estratégias de leitura. Durante a tarefa de ler, verificou-se que o OA, devido à forma como propõe a tarefa e ao uso de tecnologia interativa para a aprendizagem, desenvolveu, nos alunos-usuários do jogo, atitudes responsivas ativas durante a complementação de significados do texto.

Downloads

Metrics

PDF views
994
Jul 2012Jan 2013Jul 2013Jan 2014Jul 2014Jan 2015Jul 2015Jan 2016Jul 2016Jan 2017Jul 2017Jan 2018Jul 2018Jan 2019Jul 2019Jan 2020Jul 2020Jan 2021Jul 2021Jan 2022Jul 2022Jan 2023Jul 2023Jan 2024Jul 2024Jan 2025Jul 2025Jan 2026111
|

Biografia do Autor

Fernanda Rodrigues Ribeiro, Universidade Estadual do Ceará - UECE

Possui graduação em Letras Português/ Literatura pela Universidade Estadual do Ceará (2010). É aluna do Programa de Pós-graduação (mestrado) em Linguística Aplicada. Participa do grupo de pesquisa Linguística, Ensino e Tecnologias (LENT), que atualmente desenvolve o projeto Holvir - Hotel Virtual e o projeto Jogos educacionais para o ensino de leitura: criação, desenvolvimento e testagem de objetos de aprendizagem para o ensino de Língua Portuguesa.

Publicado

2012-06-28

Como Citar

Araújo, N. M. S., Ribeiro, F. R., & Santos, S. F. dos. (2012). Jogos pedagógicos e responsividade: ludicidade, compreensão leitora e aprendizagem. Bakhtiniana. Revista De Estudos Do Discurso, 7(1), Port. 4–23 / Eng. 4. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/bakhtiniana/article/view/8867

Edição

Seção

Artigos