Jogos pedagógicos e responsividade: ludicidade, compreensão leitora e aprendizagem

Autores

  • Nukácia Meyre Silva Araújo Universidade Estadual do Ceará - UECE
  • Fernanda Rodrigues Ribeiro Universidade Estadual do Ceará - UECE
  • Suellen Fernandes dos Santos Universidade Estadual do Ceará - UECE

Palavras-chave:

Compreensão responsiva, Ensino de leitura, Jogos educativos, Leitura

Resumo

Este artigo, embasado em pressupostos teóricos da teoria bakhtiniana, tem o objetivo de analisar as características das atitudes responsivas de alunos de duas turmas de 1ª ano do Ensino Médio de uma escola pública em Fortaleza, durante a interação com textos em um jogo educativo voltado para o ensino de leitura em Língua Portuguesa. A análise é feita a partir de dados colhidos em um experimento-piloto que tinha como objetivo analisar a influência do uso de um Objeto de Aprendizagem (OA) no desenvolvimento de estratégias de leitura. Durante a tarefa de ler, verificou-se que o OA, devido à forma como propõe a tarefa e ao uso de tecnologia interativa para a aprendizagem, desenvolveu, nos alunos-usuários do jogo, atitudes responsivas ativas durante a complementação de significados do texto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Fernanda Rodrigues Ribeiro, Universidade Estadual do Ceará - UECE

Possui graduação em Letras Português/ Literatura pela Universidade Estadual do Ceará (2010). É aluna do Programa de Pós-graduação (mestrado) em Linguística Aplicada. Participa do grupo de pesquisa Linguística, Ensino e Tecnologias (LENT), que atualmente desenvolve o projeto Holvir - Hotel Virtual e o projeto Jogos educacionais para o ensino de leitura: criação, desenvolvimento e testagem de objetos de aprendizagem para o ensino de Língua Portuguesa.

Publicado

2012-06-28

Como Citar

Araújo, N. M. S., Ribeiro, F. R., & Santos, S. F. dos. (2012). Jogos pedagógicos e responsividade: ludicidade, compreensão leitora e aprendizagem. Bakhtiniana. Revista De Estudos Do Discurso, 7(1), Port. 4–23 / Eng. 4. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/bakhtiniana/article/view/8867

Edição

Seção

Artigos