Letramento na contemporaneidade

Autores/as

  • Angela Del Carmen Bustos Romero de Kleiman UNICAMP

Palabras clave:

Letramento escolar, Cultura digital, Multimodalidade

Resumen

Neste trabalho examino a relação entre letramento e contemporaneidade, tomando como base para a discussão o letramento no mundo escolar e sua relação com os letramentos de outras instituições do mundo contemporâneo, a fim de determinar as relações entre as finalidades contemporâneas da leitura e da escrita (em outras palavras, o que significa ser letrado na contemporaneidade) e as práticas mobilizadas e as atividades realizadas na escola para atingir essas finalidades. Através de diversos exemplos de situações de ensino e de aprendizagem, são discutidas práticas de letramento digital e textos multimodais, os multiletramentos das culturas impressa e digital, mantendo como pano de fundo da discussão os objetivos e funções do letramento escolar e a formação do professor que quer efetivamente atuar como agente de letramento do mundo contemporâneo.

 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Angela Del Carmen Bustos Romero de Kleiman, UNICAMP

Possui graduação em Letras pela Universidade de Chile (1967), Mestrado em Lingüística (1969); PhD em Lingüística (1974) ambos pela University of Illinois; pós-doutorado no Center for the Study of Reading na University of Illinois e na University. of Georgia (1982-1983). Atualmente é Professor Titular, colaboradora aposentada na Universidade Estadual de Campinas. Coordenou a implantação, em 1982, do Departamento de Linguística Aplicada no Instituto de Estudos da Linguagem da Unicamp, e dos cursos de Mestrado e Doutorado do Departamento.Tem experiência na área de Linguística Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: leitura, EJA, formação do professor de língua materna e letramento. Nessas áreas, publicou e organizou os seguintes livros e coletâneas: Leitura: Ensino e Pesquisa (1989, 2011); Texto e Leitor: Aspectos cognitivos da leitura (1989, 15ª ed. 2013); Oficina de Leitura, (1993, 15ª ed. 2013), Leitura e Interdisciplinaridade: Tecendo redes nos projetos da escola (1999, 2009, com Silvia Moraes), Preciso ensinar o letramento? Não basta ensinar a ler e escrever? (2005, 2010); Oficina de Gramática. Metalinguagem para principiantes (2012, com Cida Sepulveda), Também organizou várias coletâneas que reúnem trabalhos importantes nas suas áreas de atuação: Os significados do letramento (1995, 2012); A Formação do Professor. Perspectivas da Linguística Aplicada (2001, 2009), O ensino e a formação do professor (2000, com I. Signorini); Letramento e Formação do Professor. Práticas discursivas, representações e construção do saber (2005, 2009, com Maria de Lourdes M. Matencio); Linguística Aplicada: suas faces e interfaces (2007, com M. Cavalcanti); Letramentos Múltiplos: agentes, práticas e representações (2008, com Maria Do Socorro Oliveira).

Publicado

2014-11-21

Cómo citar

Kleiman, A. D. C. B. R. de. (2014). Letramento na contemporaneidade. Bakhtiniana. Revista De Estudos Do Discurso, 9(2), Port. 72–91 / Eng. 78. Recuperado a partir de https://revistas.pucsp.br/index.php/bakhtiniana/article/view/19986

Número

Sección

Artigos