A IMPORTANCIA DA EDUCAÇÃO FINANCEIRA PESSOAL PARA A QUALIDADE DE VIDA
Palavras-chave:
Educação Financeiro, Qualidade de Vida, PessoalResumo
Apesar de vivermos em um mundo onde o sistema econômico predominante é o capitalismo, pouco se fala da importância das pessoas terem conhecimento financeiro básico para viver bem neste sistema. Este estudo tem justamente o objetivo de apresentar a importância dessa educação básica e como o conhecimento da mesma pode aumentar a qualidade de vida das pessoas. Este artigo irá apresentar informações sobre como a organização pessoal financeira está intimamente ligado a atingir objetivos, metas, necessidades e até mesmo vontades e desejos da vida, que por sua vez são o que define a qualidade de vida e aumenta o IDH de um lugar. Conclui-se então que a devida importância em conhecimentos financeiros básicos pode mudar desde de uma vida (pessoa) como uma sociedade (grupo).
Downloads
Metrics
Referências
CAMPOS, Marcelo Bergamini et al. Educação financeira na matemática do ensino fundamental: uma análise da produção de significados. 2012.
CHIAVENATO, Idalberto. Introdução à teoria geral da administração. Elsevier Brasil, 2003.
ESTRATÉGIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA, No Brasil , Disponível em: < http://www.vidaedinheiro.gov.br/pagina-23-no-brasil.html > Junho de 2017
FECOMERCIO, Cartão de crédito é o vilão do endividamento das famílias paulistanas e proporção chega a 72,6% em setembro, Disponível em: < http://www.fecomercio.com.br/noticia/cartao-de-credito-e-o-vilao-do-endividamento-das-familias-paulistanas-e-proporcao-chega-a-72-6-em-setembro-1> Acesso em Junho 2017
HERCULANO, Selene C. et al. A qualidade de vida e seus indicadores. Ambiente & Sociedade. Ano I, n. 2, p. 1o, 2000.
LONDON CAPITAL, Qual a importância da educação financeira da sua vida?, Disponivel em: http://londoncapital.com.br/educacao-financeira/qual-importancia-da-educacao-financeira-para-sua-vida/ Acesso em Junho de 2017
NICHELE, Luciano Soares. A análise dos indicadores de Qualidade de Vida no Trabalho: estudo de caso da Agência Y. 2011.
NOBRE, Moacyr Roberto Cucê. Qualidade de vida. Arq Bras Cardiol, v. 64, n. 4, p. 299-300, 1995.
SAVOIA, José Roberto Ferreira; SAITO, André Taue; SANTANA, F. de A. Paradigmas da educação financeira no Brasil. Revista de Administração pública, v. 41, n. 6, p. 1121-1141, 2007.
SEIDL, Eliane Maria Fleury; ZANNON, Célia Maria Lana da Costa. Qualidade de vida e saúde: aspectos conceituais e metodológicos. Cad saúde pública, p. 580-588, 2004.
TADIN, Ana Paula et al. O conceito de motivação na teoria das relações humanas. Maringá Management, v. 2, n. 1, 2006.
VIEIRA, Saulo Fabiano Amancio; BATAGLIA, Regiane Tardiolle Manfre; SEREIA, Vanderlei José. Educação financeira e decisões de consumo, investimento e poupança: uma análise dos alunos de uma universidade pública do norte do Paraná. DOI: 10.15600/1679-5350/rau. v9n3p61-86. Revista de Administração da Unimep-Unimep Business Journal-B2, v. 9, n. 3, p. 61-86, 2011.