A IMPORTANCIA DA EDUCAÇÃO FINANCEIRA PESSOAL PARA A QUALIDADE DE VIDA

Autores

  • Juliana Cezario Ferreira IESB - Instituto de Ensino Superior de Bauru

Palavras-chave:

Educação Financeiro, Qualidade de Vida, Pessoal

Resumo

Apesar de vivermos em um mundo onde o sistema econômico predominante é o capitalismo, pouco se fala da importância das pessoas terem conhecimento financeiro básico para viver bem neste sistema.  Este estudo tem justamente o objetivo de apresentar a importância dessa educação básica e como o conhecimento da mesma pode aumentar a qualidade de vida das pessoas. Este artigo irá apresentar informações sobre como a organização pessoal financeira está intimamente ligado a atingir objetivos, metas, necessidades e até mesmo vontades e desejos da vida, que por sua vez são o que define a qualidade de vida e aumenta o IDH de um lugar. Conclui-se então que a devida importância em conhecimentos financeiros básicos pode mudar desde de uma vida (pessoa) como uma sociedade (grupo).

 

Referências

CAMPOS, Marcelo Bergamini et al. Educação financeira na matemática do ensino fundamental: uma análise da produção de significados. 2012.

CHIAVENATO, Idalberto. Introdução à teoria geral da administração. Elsevier Brasil, 2003.

ESTRATÉGIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA, No Brasil , Disponível em: < http://www.vidaedinheiro.gov.br/pagina-23-no-brasil.html > Junho de 2017

FECOMERCIO, Cartão de crédito é o vilão do endividamento das famílias paulistanas e proporção chega a 72,6% em setembro, Disponível em: < http://www.fecomercio.com.br/noticia/cartao-de-credito-e-o-vilao-do-endividamento-das-familias-paulistanas-e-proporcao-chega-a-72-6-em-setembro-1> Acesso em Junho 2017

HERCULANO, Selene C. et al. A qualidade de vida e seus indicadores. Ambiente & Sociedade. Ano I, n. 2, p. 1o, 2000.

LONDON CAPITAL, Qual a importância da educação financeira da sua vida?, Disponivel em: http://londoncapital.com.br/educacao-financeira/qual-importancia-da-educacao-financeira-para-sua-vida/ Acesso em Junho de 2017

NICHELE, Luciano Soares. A análise dos indicadores de Qualidade de Vida no Trabalho: estudo de caso da Agência Y. 2011.

NOBRE, Moacyr Roberto Cucê. Qualidade de vida. Arq Bras Cardiol, v. 64, n. 4, p. 299-300, 1995.

SAVOIA, José Roberto Ferreira; SAITO, André Taue; SANTANA, F. de A. Paradigmas da educação financeira no Brasil. Revista de Administração pública, v. 41, n. 6, p. 1121-1141, 2007.

SEIDL, Eliane Maria Fleury; ZANNON, Célia Maria Lana da Costa. Qualidade de vida e saúde: aspectos conceituais e metodológicos. Cad saúde pública, p. 580-588, 2004.

TADIN, Ana Paula et al. O conceito de motivação na teoria das relações humanas. Maringá Management, v. 2, n. 1, 2006.

VIEIRA, Saulo Fabiano Amancio; BATAGLIA, Regiane Tardiolle Manfre; SEREIA, Vanderlei José. Educação financeira e decisões de consumo, investimento e poupança: uma análise dos alunos de uma universidade pública do norte do Paraná. DOI: 10.15600/1679-5350/rau. v9n3p61-86. Revista de Administração da Unimep-Unimep Business Journal-B2, v. 9, n. 3, p. 61-86, 2011.

Downloads

Publicado

2017-12-01

Edição

Seção

Artigos