PERCURSO HISTÓRICO DA INDUSTRIALIZAÇÃO COM FOCO NAS RELAÇÕES HUMANAS NO TRABALHO

Autores

  • Sr. Universidade Estadual de Maringá
  • Sra. Centro Universitário Metropolitano de Maringá - UNIFAMMA

Palavras-chave:

Industrialização, Trabalho, Capitalismo

Resumo

O presente artigo teve como objetivo geral conhecer a trajetória do trabalho nas indústrias a partir da perspectiva histórica, com ênfase nas perplexidades oriundas da ascensão do capitalismo. Para isso, realizou-se uma pesquisa bibliográfica, buscando destacar elementos essenciais para a compreensão do estágio mais contemporâneo da industrialização e como estes processos industriais podem impactar na qualidade de vida no trabalho. Assim, por meio dos levantamentos realizados, notou-se que a forma como ocorreu a evolução humana a partir do feudalismo deixou marcas na histórica, que culminam ainda na contemporaneidade na desvalorização e precarização do trabalho. Dessa forma, torna-se imprescindível pesquisas futuras com mais profundidade no objeto e em temas correlatos a partir da análise do trabalho e das condições materiais da vida em sociedade no capitalismo.

Biografia do Autor

Sr., Universidade Estadual de Maringá

Doutorando em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Mestre em Ensino pela Universidade Norte do Paraná (UNOPAR), possui MBA em Gestão de Pessoas e Marketing pelo Centro Universitário Metropolitano de Maringá (UNIFAMMA), especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional pela Universidade Estadual de Maringá - (UEM), especializações em Educação - Gestão e Docência no Ensino Superior à Distância (UNIFAMMA), Educação Especial e Neuropsicopedagogia (UNIFAMMA) e graduação em Administração também pelo Centro Universitário Metropolitano de Maringá (UNIFAMMA). Tem experiência na área de Educação em curso técnicos, graduação e pós-graduação

Sra., Centro Universitário Metropolitano de Maringá - UNIFAMMA

Bacharel em Engenharia de Produção pelo Centro Universitário Metropolitano de Maringá - UNIFAMMA

Referências

REFERÊNCIAS

ANDERSON, Perry. Passagens da antiguidade ao feudalismo. 3. ed. São Paulo: Brasiliense, 1991.

BERNARDO, João. Economia dos conflitos sociais. 2. ed. São Paulo: Expressão Popular, 2009.

BRAVERMAN, Harry. Trabalho e Capital Monopolista: a degradação do trabalho no Século XX. São Paulo: LTC, 1978.

DUARTE, Angélica Pereira de Assis; BARBOSA, Alex Francisco de Oliveira. Teorias da Administração. Disponível em https://docplayer.com.br/67774553-Teorias-da-administracao-angelica-pereira-de-assis-duarte-alex-francisco-de-oliveira-barbosa.html. Acesso em 31 de agosto de 2021.

DUARTE JUNIOR, Antônio Marcos. Fordlândia e Belterra: as cidades de Henry Ford na Amazônia. Revista Brasileira de Casos de Ensino em Administração, [S.L.], v. 5, n. 1, 13 jun. 2015.

FRANCO JUNIOR, Hilário. O feudalismo. 4. ed. São Paulo: Brasiliense, 1983.

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2018.

HILTON, Rodney; DOBB, Maurice; SWEEZY, Paul (org.). A transição do feudalismo para o capitalismo: um debate. 4. Ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1977.

HELOANI, R. Organização do trabalho e administração: uma visão multidisciplinar. São Paulo: Cortez, 1995.

HOUAISS, Antônio. Dicionário Houaiss da língua portuguesa. 5. ed. Rio de Janeiro: Objetiva, 2009.

LUXEMBURGO, Rosa. A acumulação do capital. Rio de Janeiro: Zahar, 1970.

MASSOLLA, Milena Ferraz; CALDERARI, Patrícia. Qualidade de Vida no trabalho. In: III Encontro Científico e Simpósio de Educação UNISALESIANO - Educação e Pesquisa: a produção do conhecimento e a formação de pesquisadores, out/2011. Disponível em https://silo.tips/download/qualidade-de-vida-no-trabalho-resumo acesso em 31 de agosto de 2021.

MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Técnicas de Pesquisa. 8. ed. São Paulo: Atlas, 2018.

MARINI, Cátedra Ruy Mauro. Desenvolvimento e dependência. Brasília: Ipea, 2013.

MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. Manifesto do Partido Comunista. São Paulo: Expressão Popular, 2008.

MATTOSO, Jorge. A Desordem do Trabalho. São Paulo: Editora Scritta, 1995.

NARDI, Andressa Gomes; SUDATI, Tauana Nicoletti. Teorias da administração: análise da evolução dos recursos humanos. In: ETIC-2015 - Encontro Toledo de iniciação científica. 2015, Presidente Prudente. Disponível em http://intertemas.toledoprudente.edu.br/index.php/ETIC/article/view/4799. Acesso em 31 de agosto de 2021.

PIKETTY, Thomas. O Capital: no século XXI. Rio de Janeiro: Intrínseca, 2014.

SAKURAI, Ruudi; ZUCHI, Jederson Donizete. As revoluções industriais até a indústria 4.0. Revista Interface Tecnológica, [S.L.], v. 15, n. 2, p. 480-491, 30 dez. 2018.

SANTIAGO, Theo et al. Do Feudalismo ao Capitalismo: uma discussão histórica. 11. ed. São Paulo: Contexto, 1988.

TEIXEIRA, Hélio Janny; Análise das abordagens sobre as funções do administrador. Rev. Adm. Emp., Rio de Janeiro, v. 2, n. 21, p. 27-38, jun. 1981.

VAITKUNAS, Aleksas Dalecio. A industrialização brasileira: da primeira guerra mundial à crise de 1929. 2017. 101 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de História Econômica, Departamento de História, Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, São Paulo, 2017.

VIANA, Nildo. A mercantilização das relações sociais: modo de produção capitalista e formas sociais burguesas. Curitiba: Appris, 2018.

VICENTINO, Claudio. História geral. São Paulo: Scipione, 2000.

WEIL, Simone. A condição operária e outros estudos sobre a opressão. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996.

Publicado

2023-10-02

Edição

Seção

Artigos