PERCURSO HISTÓRICO DA INDUSTRIALIZAÇÃO COM FOCO NAS RELAÇÕES HUMANAS NO TRABALHO
Palavras-chave:
Industrialização, Trabalho, CapitalismoResumo
O presente artigo teve como objetivo geral conhecer a trajetória do trabalho nas indústrias a partir da perspectiva histórica, com ênfase nas perplexidades oriundas da ascensão do capitalismo. Para isso, realizou-se uma pesquisa bibliográfica, buscando destacar elementos essenciais para a compreensão do estágio mais contemporâneo da industrialização e como estes processos industriais podem impactar na qualidade de vida no trabalho. Assim, por meio dos levantamentos realizados, notou-se que a forma como ocorreu a evolução humana a partir do feudalismo deixou marcas na histórica, que culminam ainda na contemporaneidade na desvalorização e precarização do trabalho. Dessa forma, torna-se imprescindível pesquisas futuras com mais profundidade no objeto e em temas correlatos a partir da análise do trabalho e das condições materiais da vida em sociedade no capitalismo.
Referências
REFERÊNCIAS
ANDERSON, Perry. Passagens da antiguidade ao feudalismo. 3. ed. São Paulo: Brasiliense, 1991.
BERNARDO, João. Economia dos conflitos sociais. 2. ed. São Paulo: Expressão Popular, 2009.
BRAVERMAN, Harry. Trabalho e Capital Monopolista: a degradação do trabalho no Século XX. São Paulo: LTC, 1978.
DUARTE, Angélica Pereira de Assis; BARBOSA, Alex Francisco de Oliveira. Teorias da Administração. Disponível em https://docplayer.com.br/67774553-Teorias-da-administracao-angelica-pereira-de-assis-duarte-alex-francisco-de-oliveira-barbosa.html. Acesso em 31 de agosto de 2021.
DUARTE JUNIOR, Antônio Marcos. Fordlândia e Belterra: as cidades de Henry Ford na Amazônia. Revista Brasileira de Casos de Ensino em Administração, [S.L.], v. 5, n. 1, 13 jun. 2015.
FRANCO JUNIOR, Hilário. O feudalismo. 4. ed. São Paulo: Brasiliense, 1983.
GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2018.
HILTON, Rodney; DOBB, Maurice; SWEEZY, Paul (org.). A transição do feudalismo para o capitalismo: um debate. 4. Ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1977.
HELOANI, R. Organização do trabalho e administração: uma visão multidisciplinar. São Paulo: Cortez, 1995.
HOUAISS, Antônio. Dicionário Houaiss da língua portuguesa. 5. ed. Rio de Janeiro: Objetiva, 2009.
LUXEMBURGO, Rosa. A acumulação do capital. Rio de Janeiro: Zahar, 1970.
MASSOLLA, Milena Ferraz; CALDERARI, Patrícia. Qualidade de Vida no trabalho. In: III Encontro Científico e Simpósio de Educação UNISALESIANO - Educação e Pesquisa: a produção do conhecimento e a formação de pesquisadores, out/2011. Disponível em https://silo.tips/download/qualidade-de-vida-no-trabalho-resumo acesso em 31 de agosto de 2021.
MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Técnicas de Pesquisa. 8. ed. São Paulo: Atlas, 2018.
MARINI, Cátedra Ruy Mauro. Desenvolvimento e dependência. Brasília: Ipea, 2013.
MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. Manifesto do Partido Comunista. São Paulo: Expressão Popular, 2008.
MATTOSO, Jorge. A Desordem do Trabalho. São Paulo: Editora Scritta, 1995.
NARDI, Andressa Gomes; SUDATI, Tauana Nicoletti. Teorias da administração: análise da evolução dos recursos humanos. In: ETIC-2015 - Encontro Toledo de iniciação científica. 2015, Presidente Prudente. Disponível em http://intertemas.toledoprudente.edu.br/index.php/ETIC/article/view/4799. Acesso em 31 de agosto de 2021.
PIKETTY, Thomas. O Capital: no século XXI. Rio de Janeiro: Intrínseca, 2014.
SAKURAI, Ruudi; ZUCHI, Jederson Donizete. As revoluções industriais até a indústria 4.0. Revista Interface Tecnológica, [S.L.], v. 15, n. 2, p. 480-491, 30 dez. 2018.
SANTIAGO, Theo et al. Do Feudalismo ao Capitalismo: uma discussão histórica. 11. ed. São Paulo: Contexto, 1988.
TEIXEIRA, Hélio Janny; Análise das abordagens sobre as funções do administrador. Rev. Adm. Emp., Rio de Janeiro, v. 2, n. 21, p. 27-38, jun. 1981.
VAITKUNAS, Aleksas Dalecio. A industrialização brasileira: da primeira guerra mundial à crise de 1929. 2017. 101 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de História Econômica, Departamento de História, Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, São Paulo, 2017.
VIANA, Nildo. A mercantilização das relações sociais: modo de produção capitalista e formas sociais burguesas. Curitiba: Appris, 2018.
VICENTINO, Claudio. História geral. São Paulo: Scipione, 2000.
WEIL, Simone. A condição operária e outros estudos sobre a opressão. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A revista Caderno de Administração reserva a si o direito de divulgar os trabalhos recebidos, para fins não-comerciais, mantendo sempre a identificação clara de seus autores e fontes.