ESTUDO DO MERCADO DE CARROS USADOS NA CIDADE DE SÃO PAULO

Autores

  • Roberto Pereira Leite Corrêa Junior Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
  • Crisomar Lobo de Souza Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP http://orcid.org/0000-0002-7508-3029

DOI:

https://doi.org/10.23925/2318-9215.2021v8n1D3

Palavras-chave:

desvalorização, comportamento do consumidor, tomada de decisão

Resumo

Hoje o Brasil é um dos maiores mercados de veículos no mundo. Esse mercado cresce a cada ano e, com essa expansão, mais e mais montadoras são atraídas para montar suas fábricas aqui, devido a vários fatores, principalmente a isenção de impostos e o baixo custo para a produção de um veículo para exportação em nossas terras. No país, o número de automóveis por pessoa é de 4,1 habitantes para cada carro. Só em São Paulo, o número atingiu a quantia de 7 milhões no ano de 2011, sendo 2,19 veículos para cada habitante, assim o mercado de carros vem aumentando em grandes proporções. Portanto o objetivo deste trabalho foi identificar os principais fatores pelos quais a desvalorização de veículos do mesmo segmento, porém de marcas diferentes é tão distinta, compreendendo, através de uma pesquisa qualitativa realizada, o comportamento do consumidor no mercado de carros usados na cidade de São Paulo. Através desta análise foi possível reconhecer fatores impactantes para que o consumidor opte por uma marca específica no momento de compra do seu veículo, não apenas pelos diferentes índices de desvalorização mencionados, mas também como manutenção do carro, características da compra realizada em lojas físicas e a análise que os consumidores fazem para a tomada de decisão.

Biografia do Autor

Crisomar Lobo de Souza, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP

Doutor em administração - USP, Mestre em administração - PUCSP, especialista em gestão de negócios - FGV, especialista em marketing - FGV e graduado em administração - UAM.

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Publicado

2023-10-02

Edição

Seção

Artigos