A DOU CONTA DE TUDO? A PERCEPÇÃO ENTRE A GESTÃO DO TEMPO, O BEM-ESTAR E A PRODUTIVIDADE DE TRABALHADORES UNIVERSITÁRIOS

Autores

  • Raiane Pereira da Silva Universidade Estadual da Paraíba
  • Janayna Souto Leal Universidade Estadual da Paraíba
  • Bruna Lourena de Lima Dantas Universidade Federal de Pernambuco https://orcid.org/0000-0002-3935-5947
  • Laura Maria de Aguiar Mayer Universidade Federal da Paraíba - UFPB
  • Rebeca Formiga Figueira Universidade Federal da Paraíba - UFPB https://orcid.org/0000-0002-7979-9411

DOI:

https://doi.org/10.23925/2595-4865.2025v1n19.72171

Palavras-chave:

Gestão do tempo, Bem-estar, Produtividade

Resumo

Este estudo tem como objetivo analisar a percepção de trabalhadores universitários em relação às variáveis tempo, bem-estar e produtividade. Metodologicamente, adotou-se uma abordagem qualitativa, utilizando o método de múltiplos casos, com coleta de dados por meio de entrevistas estruturadas com 17 respondentes, usando a análise de conteúdo nas seguintes categorias: a gestão do tempo; a busca da produtividade; e a procura pelo bem-estar. Os resultados destacaram a importância da gestão do tempo, bem-estar e produtividade no âmbito acadêmico e profissional, ressaltando a necessidade de estratégias como planejamento e flexibilidade para equilibrar as demandas do dia a dia.

Biografia do Autor

Raiane Pereira da Silva, Universidade Estadual da Paraíba

Graduação em Administração pela Universidade Estadual da Paraíba

Bruna Lourena de Lima Dantas, Universidade Federal de Pernambuco

Entusiasta do ensino, pesquisa e extensão. É professora da Universidade Federal de Pernambuco - UFPE e doutora em Administração (linha de pesquisa: Marketing e Tecnologia) pela Universidade Federal da Paraíba-UFPB. É mestre em Administração (linha de pesquisa: Marketing e Sociedade) pela UFPB. Graduada em Administração pela Universidade Federal Rural do Semi-árido - UFERSA. Possui MBA em Gestão de Negócios e Marketing pela Universidade Cândido Mendes-UCAM. Atuou como professora substituta na UFERSA e na Universidade Estadual da Paraíba - UEPB. Ministrou aulas em nível de pós-graduação na DNA Sistema de Ensino. Coordenou projetos de extensão como o SarAlma e Cientifique-se, participou de projetos como o Nas ondas do rádio e organizou outros como a Semana de Ciência e Tecnologia - SECITEC. Atuou como assessora técnica na incubadora de empresas Ineagro Cabugi e atua como consultora de empresas de forma autônoma. É líder da divisão temática Marketing e Sociedade do EMPRAD - Encontro dos Programas de Pós Graduação Profissionais em Administração - FEA USP. É pesquisadora e faz parte da gestão do Grupo de pesquisa em Consumo e Cibercultura (GPCiber). Áreas de interesse: Marketing social, Cultura de consumo, Comportamento do consumidor e Pesquisa transformativa do consumidor.

Laura Maria de Aguiar Mayer, Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Professora da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Doutora e mestre em administração pelo Programa de Pós-graduação em Administração da Universidade Federal da Paraíba (PPGA-UFPB), ênfase em Marketing e Tecnologia. Possui graduação em administração pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). É pesquisadora e faz parte da gestão do Grupo de pesquisa em Consumo, Inovação e Marketing (GPCIMA). É pesquisadora no grupo de pesquisa Gestão de Negócios e Competitividade (GNC). Tem interesse nas áreas de marketing, comportamento do consumidor, cultura de consumo, novas tecnologias, inteligência artificial e métodos quantitativos aplicados.

Rebeca Formiga Figueira, Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Doutora em Administração pela Universidade Federal da Paraíba - UFPB (2022). Mestre em Administração pela Universidade Federal da Paraíba - UFPB (2013). Especialista em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas - FGV (2014). Graduada em Administração pela Universidade Federal da Paraíba - UFPB (2009). Atualmente, ministra cursos de curta duração conforme a demanda da Escola de Serviço Público do Estado da Paraíba (ESPEP). Nos anos de 2022 até 2024, atuou como Professora Substituta no Departamento de Administração da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Em experiências anteriores, também atuou como Professora Substituta no Instituto Federal da Paraíba (IFPB) - Campus João Pessoa. Atuou ainda como professora orientadora no Curso de Pós-graduação em Gestão Pública do Instituto Federal da Paraíba (IFPB). Na iniciativa privada, foi Coordenadora no Curso de Graduação em Administração na Faculdade Maurício de Nassau na cidade de João Pessoa (2015-2016). Além disso, atuou no Magistério Superior no Centro Universitário de João Pessoa (UNIPÊ), na Faculdade Maurício de Nassau (FMN-JP) e na Faculdade Paraibana (FAP). Atuou também como docente no Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC). Ainda, possui experiência prática em projetos de Consultoria Empresarial e em Educação à Distância (EAD). Principais áreas de interesse: Gestão Organizacional, Empreendedorismo, Marketing, Comportamento do Consumidor, Educação do Consumidor, Pesquisa de Mercado, Sistemas e Tecnologia da Informação, Impacto das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) e Métodos Quantitativos.

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Publicado

2025-12-27

Como Citar

Silva, R. P. da ., Leal, J. S., Dantas, B. L. de L. ., Mayer, L. M. de A., & Figueira, R. F. (2025). A DOU CONTA DE TUDO? A PERCEPÇÃO ENTRE A GESTÃO DO TEMPO, O BEM-ESTAR E A PRODUTIVIDADE DE TRABALHADORES UNIVERSITÁRIOS. Caderno De Administração, 1(19). https://doi.org/10.23925/2595-4865.2025v1n19.72171