EMPRESAS BORN GLOBALS BRASILEIRAS: A INFLUÊNCIA DO PERFIL DO EMPREENDEDOR E DA LOCALIZAÇÃO GEOGRÁFICA

Autores

  • Fernanda Ferreira Ribeiro Pontifícia Universidade católica de São Paulo Universidade de São Paulo
  • João Eduardo Pimentel Universidade de São Paulo

Palavras-chave:

Estratégia, planejamento estratégico

Resumo

Este artigo analisa a relação entre o perfil do empreendedor, o pertencimento a uma determinada região e o sucesso de empresas born globals brasileiras. Duas empresas da região de Campinas, a CI&T e a Griaule Biometrics, são analisadas segundo o modelo de decisão estratégica de Oviatt e McDougall (1994) e enquadrados na tipologia de Fernandes e Seifert (2007). A pesquisa é de natureza qualitativa e foram realizadas entrevistas com a alta gerência das empresas. Para o sucesso dessas empresas born globals são essenciais: o perfil do empreendedor e o fato de fazer parte de uma região com características de pólo tecnológico, podendo usufruir do renome de uma universidade de ponta, e o apoio do governo, por meio de financiamento.

Biografia do Autor

Fernanda Ferreira Ribeiro, Pontifícia Universidade católica de São Paulo Universidade de São Paulo

Professora do departamento de Administração

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Publicado

2012-03-26

Edição

Seção

Artigos