DISCUTINDO SISTEMA DE MARKETING NO ÂMBITO DO MOBILE MARKETING
Keywords:
Marketing, Mobile Marketing, M-marketing.Abstract
O presente artigo é uma exposição descritiva de alguns aspectos correlatos ao Sistema de Marketing Tradicional no âmbito do M-marketing. O trabalho foi estruturado sob a modalidade de ensaio, e compõe-se de uma revisão do referencial teórico, mediante análise conceitual crítica de alguns aspectos pertinentes ao tema central. Finalmente, destaca-se que M-marketing é desafiador, pois envolve a gestão de competências nos âmbitos tecnológico, mercadológico e gerencial. Não obstante o surgimento das plataformas móveis, da realidade aumentada e start ups tecnológicos, não se observa redução na função de marketing nas organizações. Na prática, o movimento de globalização, de desenvolvimento e expansão dos serviços tecnológicos por meio de mobiles por si só acabam por alavancar o Sistema de Marketing.
References
AFUAH, A. Firm: are firms better off being vertically integrated in the face of a technological change? Academy of Management Journal, New York v2, n5, p. 1-3, 2010.
ALLEN, D. Vertical trust/mistrust during information strategy formation. International Journal of Information Management, New York v. 23, p. 223-237, 2003.
ARMSTRONG, G.; HARKER, M.; KOTLER, PHILIP; BRENNAN, R. Marketing: An Introduction. New York: Pearson Education, 2009.
BALASUBRAMAN, S; PETERSON, R. A; JARVENPAA, S. L. Exploring the Implications of M-Commerce for Markets and Marketing. Journal of the Academy of Marketing Science, 30(4), 348–361, 2002.
BENOU, P; VASSILAKIS, C; VRECHOPOULOS, A. Context management for m-commerce applications: determinants, methodology and the role of marketing. Information Technology and Management, 13(2), 91–111, 2012.
BLUE, E.; TIROTTA, R. The Benefits & Drawbacks of Integrating Cloud Computing and Interactive Whiteboards in Teacher Preparation. TechTrends: Linking Research & Practice to Improve Learning, New York v. 55, n. 3, p. 31-39, 2011.
BRITO, C. P;TOLEDO, G. L; TOLEDO, L. A. Considerações sobre o conceito de marketing - teoria e prática gerencial. Revista organização & sociedade, 50(jul-set), 519–543, 2009.
CARR, N. How the internet makes us stupid. Sydney Morning Herald. Sydney n3. V7. September, p. 13-15, 2010.
COLLIS, J.; HUSSEY, R. Business research: a practical guide for undergraduate and postgraduate students. UK:Palgrave Macmillan, 2010.
DEBEASI, P. 2014 Planning Guide : Mobility. Gartner Burton IT1 Research, (November 2012), 1–29, 2014.
DEMO, P. Metodologia Cientifica Em Ciências Sociais. São Paulo: Atlas, 1995.
ECOMMERCEBRASIL, Estatísticas do mobile commerce no Brasil 2013. Disponível em:< http://www.ecommercebrasil.com.br/artigos/estatisticas-do-mobile-commerce-no-brasil/> acesso em março de 2014.
GREENLEY, G. E.; HOOLEY, G. J.; SAUNDERS, J. A. Management processes in marketing planning. UK: European Journal of Marketing, v. 38, n. 8, p. 933-955, 2004.
HARTLINE, M. D.; FERRELL, O. C. Marketing Strategy Paperback. 5 ed. New York: Cengage Learning, 2010.
HOOLEY, G. J.; SAUNDERS, J. A.; PIERCY, N. F. Estrategia de Marketing e Posicionamento Competivo (3rd edition in Portuguese). São Paulo: Prentice Hall, 2005.
IDGNOW, Brasil registrou 30 smartphones vendidos por minuto em 2012. Disponível em:< http://www.IDGnow.com.br/> acesso em março de 2014.
IKEDA, A. A.; CAMPOMAR, M. C. O uso de coortes em segmentação de marketing. Organização e Sociedade, Bahia v. 15, n. 44, p. 25-43, 2008.
KAPLAN, A. M. If you love something, let it go mobile: Mobile marketing and mobile social media 4x4. Business Horizons, 55(2), 129–139, 2013.
KOTLER, P; KELLER, K. Marketing management: Analysis, planning, and control. Organization. UK: Prentice Hall, 2009.
LAMB, C. W.; HAIR, J. H.; MCDANIEL, C. Segmenting and Targeting Markets. Marketing 10e. NJ v. 23, p.230-259, 2008.
LAMBIN, J.J.; CHUMPITAZ, R.; SCHUILING, I. Market Driven Management: Strategic and Operational Marketing. NJ:Palgrave Macmillan, 2007.
MACLARAN, P.; SAREN, M.; STERN, B.; TADJEWSKI, M. The Sage Handbook of Marketing Theory. NJ: Sage, 2009.
MEDEIROS, J. B. Redação científica. São Paulo: Atlas, 2006.
PERREAULT, W.; CANNON, J.; MCARTHY, E. J. Basic Marketing: A Marketing Strategy Approach. NY: McGraw-Hill/Irwin, 2009.
PETER, J. P.; CHURCHILL JR, G. A.; BROWN, T. J. Caution in the use of difference scores in consumer research. Journal of Consumer Research, NJ. v. 19, n. March, p. 655-662, 1993.
PONSONBY, S.; BOYLE, E. The Value Of Marketing and The Marketing Of Value in Contemporary Times-A Literature Review and Research Agenda. New York: Routledge, v. 3, n. 4, p. 343-361, 2004.
SAUNDERS, J. A.; HOOLEY, G. J.; PIERCY, N. F. Estratégia de Marketing e Posicionamento Competitivo. Prentice Hall: São Paulo, 2001.
SEVERINO, A. J. A pesquisa em educação: a abordagem crítico-dialética e suas implicações na formação do educador. Revista Contrapontos: São Paulo, 2008.
TOLEDO, L. A. ZILBER, M. A. Inovação e tecnologia: um estudo de suas singularidades. Revista pretexto, 10(4), 9–30, 2009.
TOLEDO, L. A. Reflexões estratégicas sobre o composto promocional de marketing no contexto da internet: um estudo exploratório junto a uma instituição financeira. Revista de Administração, São Paulo 2006.
TOLEDO, L. A; PERROTTA, K; PETRAGLIA, J. O plano de marketing : Um estudo discursivo. Comportamento organizacional e gestão, 13(2000), 285–300, 2008.
TOLEDO, L. A ; TOLEDO, L. A ; TOLEDO, A. C. Gestão da tecnologia sob a perspectiva do dsc. Cadernos de Administração. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo / PUC-SP 2011.
URDAN, F. T.; URDAN, A. T. O impacto da marca sobre as preferências do consumidor: um experimento com cervejas. Encontro da associação nacional dos programas de pós graduação em administração, São Paulo v. 25, n. 1989, p. 1-13, 2001.
Downloads
Published
Issue
Section
License
A revista Caderno de Administração reserva a si o direito de divulgar os trabalhos recebidos, para fins não-comerciais, mantendo sempre a identificação clara de seus autores e fontes.