GESTÃO DE IGREJAS - Proposta estratégica interdenominacional

Authors

Keywords:

gestão, igreja, planejamento estratégico.

Abstract

A presente pesquisa científica, foi desenvolvida com base em materiais já publicados, e analisados no Estado da Arte sobre Gestão de Igrejas, assunto pouco explorado no formato interdenominacional. No conteúdo proposto foram somados princípios bíblicos, legais, políticos, contáveis e administrativos, ponderando sobre as muitas ferramentas de gestão para estabelecer metas, planejar, legalizar, organizar, dirigir e controlar as ações gerenciais de uma igreja, enquanto entidade do terceiro setor, desde a Análise Estratégica, que revela o status quo da Instituição Religiosa Cristã, até o Planejamento Estratégico eficaz e sua implementação prática.

Author Biography

Cristiane Iris Rossetto Paes, Unifil

Licenciada em Pedagogia pela ULBRA (2011).

Bacharel em Teologia pela UniFil (2018).

Pós-graduando na Rede Futura de Ensino (2018), em:
- Psicopedagogia Institucional e Clínica;
- Aconselhamento e Psicologia Pastoral.

Experiência em Prática Docente, Palestras e Psicoterapia cristã. Atualmente é pesquisadora no Projeto de Iniciação Científica do Centro Universitário Filadélfia (Unifil).

References

ASSIS, Luíza Mônica. A filantropia empresarial: um estudo exploratório de algumas fundações metropolitanas de São Paulo. 1996. 133 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Políticas) – Universidade de Brasília, Brasília, 1996.

A boa gestão de uma igreja. Disponível em: <http://www.institutojetro.com/artigos/administracao-geral/a-boa-gestao-de-uma-igreja.html> Acessado em: 07 maio 2018.

BRASIL, Constituição da República Federativa Do Brasil de 1988. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/ConstituicaoCompilado.htm> Acessado em 07 maio 2018.

CHIAVENATO, Idalberto. Recursos humanos: o capital humano das organizações. 8. ed. 3.reimpr. São Paulo: Atlas, 2006.

GEISLER, Norman. Enciclopédia de apologética: respostas aos críticos da fé cristã. 2ª impressão. São Paulo: Vida, 2002.

GONÇALVES, Pedro. Gestão Eclesiástica do século XXI. Monte Azul-MG: Autor independente, 2012.

KOTLER, Philip. Administração de Marketing. São Paulo: Atlas, 1996.

LAS CASAS, Alexandre Luzzi. Qualidade Total em Serviços. 3. ed. São Paulo: Atlas, 1999.

SANTOS, António J. Robalo. Gestão estratégica: conceitos, modelos e instrumentos. São Paulo: Escolar Editora, 2007.

TENÓRIO, Francisco. Direito das igrejas. Porto Alegre: Editora Simplíssimo, 2016.

ZDANOWICZ, José Eduardo. Criando Valor Através do Orçamento. Rio Grande do Sul. Porto Alegre: Editora Novak Multimídia, 2003.

Published

2019-08-04

Issue

Section

Artigos