Endomarketing como Ferramenta de Relacionamento com o Cliente Externo

Autores

  • Shandô Waltrick Polli Unisul Universidade do Sul de Santa Catarina

Palavras-chave:

Endomarketing, Colaboradores, Pesquisa

Resumo

Este artigo avalia a influência do endomarketing no atendimento aos clientes externos de uma grande empresa. Como esta estratégica ferramenta de marketing interno é utilizada por uma instituição com mais de 2000 colaboradores espalhados pelo estado, e de que forma o endomarketing impacta o cliente final. O mesmo empenho e estratégia usada para entender, motivar e fidelizar o cliente externo, precisa ser dedicada ao cliente interno. Através de pesquisas com os dois clientes, interno e externo, levantamos o entendimento dos colaboradores sobre a disseminação das informações dentro da instituição, e paralelamente, avaliamos a satisfação dos clientes finais com o atendimento oferecido pela instituição. Com base nos resultados das pesquisas, identificaram-se gargalos nos processos de comunicação interna, que refletiam na qualidade do atendimento e satisfação dos clientes finais. Usando ainda esta mesma pesquisa, realizada em 2014, com colaboradores e clientes, este artigo sugere ações de melhoria no endomarketing, assim como ações de relacionamento e motivação da equipe de colaboradores, visando à satisfação do cliente final.

Biografia do Autor

Shandô Waltrick Polli, Unisul Universidade do Sul de Santa Catarina

Analista de Comunicação e Marketing no Sesc SC

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Publicado

2016-05-17

Edição

Seção

Artigos