ANÁLISE DA SATISFAÇÃO DOS CLIENTES DOS HOTÉIS DE CANINDÉ-CE
Palavras-chave:
Satisfação, Serviço, HotelResumo
O presente artigo tem como objetivo apresentar uma análise sobre o grau de satisfação dos clientes dos estabelecimentos de meios de hospedagem na cidade de Canindé, situada no sertão central do Ceará, entre os meses de setembro e outubro de 2013, durante as festividades de São Francisco de Assis. Neste período, os milhares de visitantes devotos do santo padroeiro oriundos dos mais diversos pontos do país, se dirigem ao município para manifestações de devoção e fé. Este estudo busca através de pesquisa, identificar impressões dos visitantes num período tradicionalmente reconhecido como alto fluxo receptivo de pessoas, que demandam consumo de serviços de hospedagem, motivados por experiências de anos anteriores ou por indicação. Neste sentido, o principal objetivo deste estudo é apurar resultados qualitativos e quantitativos que demonstre positiva e/ou negativamente níveis de satisfação dos clientes.
Referências
ALMEIDA, Elisabeth Victória Poppet al. Hotelaria e hospitalidade. São Paulo: IPSIS, 2007.
BEBER, Ariana. Hotelaria hospitalar. Revista Científica Semana Acadêmica. Fortaleza, 2013.
BENI, Mário Carlos. Análise Estrutural do Turismo. São Paulo: Editora SENAC. 1998.
BRASIL, Casa Civil. Lei Geral do Turismo. Disponível em: <http://www.endireitoviagens.com.br/legislacao1.php?id=6>Acesso em: 28 de maio de 2014.
BRASIL, Ministério do Turismo. Sistema brasileiro de classificação de meios de hospedagem. Disponível em: <http://www.classificacao.turismo.gov.br/mtur-classificacao/mtur-site/> Acesso em: 28 de maio de 2014.
CASTELLI, Geraldo. Administração Hoteleira. Caxias do Sul: EDUCS, 9. Edição, 2003.
DIAS, Reinaldo; PIMENTA, Maria Alzira. Gestão de Hotelaria e Turismo. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2005.
FERRAZ, Joandre Antônio. Regime Juridico do Turismo. São Paulo: EDIPRO, 2ª edição, 2001.
GARCIA, Fátima. Lord hotel (EdificioPhilomeno Gomes). Disponível em: http://www.fortalezaemfotos.com.br/2014/01/lorde-hotel-edificio-philomeno-gomes.html Acesso em: 28 de maio de 2014.
GONÇALVES, Ivone.Liderança nas organizações: desafios aos líderes na atualidade.Campo Grande, 2013.
KOTLER, Philip. Administração de marketing: análise, planejamento, implementação e controle. 5ª edição. São Paulo: Atlas, 1998.
MACHADO, Larissa Monteiro. Estruturas Organizacionais na Hotelaria sob o olhar de Gerente: um estudo comparativo de casos múltiplos. Curitiba, 2007.
MARQUES, Wagner Luiz. Ciências empresariais. Livro on-line. 1ª edição, 2011 Disponível em: <http://books.google.com.br/books?id=3SvrY0x5sCwC&pg=PA21&dq=estrat%C3%A9gias+de+fideliza%C3%A7%C3%A3o+de+clientes&hl=pt-BR&ei=iR6hT8edHoLAgQe5l_2fCQ&sa=X&oi=book_result&ct=book-thumbnail&resnum=2&ved=0CFAQ6wEwAQ#v=onepage&q=Satisfa%C3%A7%C3%A3o&f=false> Acesso em 06 de junho de 2014.
MENAGE, Gilles.Dictionaire étymologique de la langue françoise. Disponível em:<http://gallica.bnf.fr/ark:/12148/bpt6k507912/f903.image.r=.langPT> Acesso em: 02 de setembro de 20
MIGUEL, Isabela Castello. Uma análise do diferencial competitivo de hotéis associados a cadeias hoteleiras internacionais. Fundação Getúlio Vargas, 2001.
MUNARÃO, Adriana. Avaliação do nível de satisfação do cliente: estudo em um hotel da região de Socorro- SP. Socorro, 2006.
NEVES, João Adamor Dias. Metodologia dePesquisa: teoria e prática. Universidade Estadual do Ceará. Fortaleza, 2005.
PEREIRA, Francisca Félix; COUTINHO, Helen Rita. Hotelaria: da era antiga aos dias atuais. Revista Eletrônica Aboré, 2007.
SECRETARIA DE CULTURA DE FORTALEZA.Histórico dos Bens Tombados. Disponível em: <http://www.fortaleza.ce.gov.br/cultura/historico-dos-bens-tombados>Acesso em: 17 de maio de 2014.
SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho cientifico. São Paulo: Cortez, 2007.
VIEIRA, Juliana; RODRIGUES, Adriana. Administração Hoteleira I.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A revista Caderno de Administração reserva a si o direito de divulgar os trabalhos recebidos, para fins não-comerciais, mantendo sempre a identificação clara de seus autores e fontes.