UM PANORAMA DO ENSINO DA DISCIPLINA DE CONTABILIDADE AMBIENTAL NO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS DE UNIVERSIDADES FEDERAIS BRASILEIRAS
DOI:
https://doi.org/10.23925/2595-4865.v14n2.2020.46020Palavras-chave:
Ensino em contabilidade, Contabilidade ambiental, Universidades Federais.Resumo
Este artigo tem como objetivo realizar um levantamento das ementas da disciplina de Contabilidade Ambiental nos Cursos de Graduação em Ciências Contábeis nas Universidades Federais do Brasil, além de propor um conjunto de tópicos a serem ministrados nesta disciplina. Deste modo, a pesquisa se caracterizou como exploratória e descritiva, com abordagem qualitativa. A coleta de dados foi realizada nos sítios de Instituições de Ensino Federal que disponibilizam a ementa da disciplina. Para compor o referencial teórico, foram pesquisadas questões relacionadas à gestão ambiental; desenvolvimento sustentável; responsabilidade social e evidenciação ambiental; a base conceitual da contabilidade ambiental, as definições de ativo, passivo, receita, custos, despesas ambientais, Os resultados da pesquisa apontam discrepâncias quanto ao conteúdo ministrado na disciplina.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A revista Caderno de Administração reserva a si o direito de divulgar os trabalhos recebidos, para fins não-comerciais, mantendo sempre a identificação clara de seus autores e fontes.