A Imagem Alquímica/Química dos Mineiros: Um Estudo Preliminar

Autores

  • Reno Stagni PUC-SP, São Paulo
  • Maria Helena Roxo Beltran PUC-SP, São Paulo

Resumo

Imagem recorrente no imaginário alquímico renascentista, os mineiros que cavam em busca de minerais-embriões figuram em inúmeros tratados bem como em compêndios sobre as aplicações da “química” na medicina, quer sob a forma manuscrita, quer sob a forma impressa. Entretanto, essa imagem também é apresentada em tratados renascentistas de mineração e metalurgia, voltados a desvelar os segredos dessas artes. Este trabalho analisa algumas dessas imagens que circularam na Europa, entre os séculos XV e XVII, tanto em textos manuscritos quanto em livros impressos, procurando apontar transformações iconográficas relacionadas à simbologia do trabalho do mineiro.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Reno Stagni, PUC-SP, São Paulo

Mestre e Doutorando do Programa de Estudos Pós-Graduados em História da Ciência, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Brasil.

Maria Helena Roxo Beltran, PUC-SP, São Paulo

Coordenadora e professora do Programa de Estudos Pós-Graduados em História da Ciência, pesquisadora do Centro Simão Mathias de Estudos em História da Ciência, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Brasil.

Downloads

Como Citar

Stagni, R., & Roxo Beltran, M. H. (2008). A Imagem Alquímica/Química dos Mineiros: Um Estudo Preliminar. Circumscribere International Journal for the History of Science, 5, 27–38. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/circumhc/article/view/1634

Edição

Seção

Artigos Originais