Dragões, serpentes e outras bestas: imagens impressas e ideias de classificação de animais em obras de Ulisse Aldrovandi
DOI:
https://doi.org/10.23925/1980-7651.2018v22;p69-70Keywords:
Scince and Techné, Images of animals, Ulisse Aldrovandi.Abstract
Esta tese teve como objetivo central o estudo das imagens renascentistas do mundo natural, sendo consideradas como um documento para a História da Ciência. Para tal abordagem foram adotados alguns princípios metodológicos embasados nas três esferas de análise da História da Ciência – Epistemológica, Historiográfica e Contextual. Desses princípios optou-se por aprofundar na análise de cunho epistemológico, no que condiz, por exemplo, com a análise interna de documentos/imagens, visando indicar possibilidades das relações existentes entre as técnicas e concepções em imagens e texto por meio do conhecimento sobre o mundo natural, focando na organização/classificação dos animais, tendo como ponto inicial alguns animais do grupo de Répteis. Utilizou-se a análise da técnica artística empregada nas imagens, mostrando como as representações desses animais, na obra de Ulisse Aldrovandi, apresentam riqueza de detalhes anatômicos/morfológicos, tanto externos como internos. E, que esse mesmo padrão se mantém em outras obras do autor que possuem a temática de representação de animais, tanto em representações em xilogravuras, como em pinturas. Esse tipo de análise comparativa foi realizado não somente dentro das obras de Aldrovandi, como também entre os estudiosos da natureza de seu período, com a finalidade de verificar se havia o mesmo rigor de padrão de técnicas artísticas adotadas entre eles. O resultado obtido, seja por meio do reconhecimento de técnicas artísticas empregadas nas imagens, seja por meio do reconhecimento que as mesmas podem ser utilizadas como instrumento de organização/classificação dos animais, nos mostra a importância em se considerar a imagem como forma de registro e comunicação de conhecimentos, tanto da natureza, como das artes, ou seja, considerando a imagem como documento para a da História da Ciência.