A física da matéria viva: algumas discussões sobre a teoria da força vital e o mecanicismos físico-químico no século XIX

Authors

  • Rodrigo de Oliveira Andrade Programa de Estudos Pós-graduados em História da Ciência da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), Brasil
  • Ana Maria Alfonso-Goldfarb Centro Simão Mathias de Estudos em História da Ciência Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), Brasil.
  • Silvia Waisse Centro Simão Mathias de Estudos em História da Ciência Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.23925/1980-7651.2021v28;p14-25

Abstract

Este artigo trata das discussões sobre duas das principais doutrinas científicas usadas ao longo do século XIX na Europa no estudo dos fenômenos da vida: a teoria da força vital e o mecanicismo físico-químico. O objetivo é tentar compreender, à luz dos escritos de autores modernos e contemporâneos, como se deram os debates acerca dessas correntes de interpretação entre os estudiosos europeus daquela época — sobretudo os alemães —, e como esse processo ajudou a abrir caminho para o estabelecimento de um consenso científico sobre a noção de que os fenômenos orgânicos poderiam ser explicados com base nas mesmas leis usadas para descrever os materiais inorgânicos. O debate e os conhecimentos produzidos a partir dessas discussões teriam sido fundamentais para uma mudança mais ampla nas abordagens usadas nos estudos da ciência do vivo no mundo, e também no Brasil.

Published

2022-02-23

Issue

Section

Original Articles