COGNITIO-ESTUDOS
Revista Eletrônica
de Filosofia
Philosophy Eletronic Journal
ISSN 1809-8428
São Paulo: Centro
de Estudos de Pragmatismo
Programa de Estudos Pós-Graduados em Filosofia
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Disponível em <http://revistas.pucsp.br/index.php/cognitio>
Vol. 11, nº.1, janeiro-junho, 2014
EDITORIAL
Caro leitor,
É com muito orgulho e satisfação que trazemos à luz a primeira edição de 2014 da COGNITIO-ESTUDOS: Revista Eletrônica de Filosofia, publicação semestral do Centro de Estudos de Pragmatismo da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP.
A presente edição traz nove artigos e duas traduções: textos que discutem importantes problemas filosóficos, de grande relevância para a filosofia contemporânea, a saber, questões sobre linguagem, materialismo, semiótica, lógica, teoria do conhecimento, entre outros.
O texto de Vitor Sommavilla de Souza Barros discute os motivos que levaram Wittgenstein a retornar ao Tractatus e adotar uma linguagem fenomenológica, bem como o papel que o tempo passou a desempenhar nesta linguagem. O tempo também é objeto de análise no texto de Marcelo Silvano Madeira, onde o autor apresenta, a partir do pensamento de Charles S. Peirce, a descontinuidade do tempo no processo de aquisição do conhecimento.
De outro lado, Eluiza Bortolotto Ghizzi discute algumas implicações para se entender a comunicação, a partir da perspectiva semiótica de Charles Peirce. Com isso, a autora também analisa, nesta teoria, aspectos que permitem pensar uma "ecossemiótica", ou seja, uma abordagem da comunicação que é, ao mesmo tempo, semiótica e ecológica.
César Schirmer dos Santos, embora em outra direção, mas embasado pelo caráter do "significado", tenta reconstruir o principal argumento de Putnam em favor do externalismo semântico, e mostra como tal conceito tem impacto em outro argumento do autor sobre a intencionalidade.
Na perspectiva estrita da lógica, Frank Thomas Sautter e Hércules de Araújo Feitosa buscam fornecer traduções conservativas da lógica proposicional modal KT na lógica proposicional modal KD, estendendo-as para a lógica proposicional modal K. Já Luiz Carlos Mariano da Rosa procura assinalar o modo pelo qual a lógica acena com a emergência do Absoluto, a partir de uma leitura hegeliana.
Em outro horizonte, Rafael Deus Garcia investiga como as novas tecnologias dialogam com a construção teórica de corpo em Merleau-Ponty e que herança pode ser destacada a partir dela. O texto também busca analisar a dimensão política nas novas relações do corpo com a tecnologia. Por sua vez, Marcus Vinicius de Matos Escobar traz uma abordagem sobre a incompletude explicativa do materialismo, ao analisar onde, fundamentalmente, é possível perscrutar o maior obstáculo do materialismo.
O artigo de Marco Aurélio Sousa Alves busca esclarecer equívocos, oriundos de considerações russellianas, que prejudicam a compreensão adequada de pensamentos de re, isto é, pensamentos dependentes de objetos, no interior do pensamento fregeano, problematizando esse conceito em diálogo com outros importantes autores.
Esta laureada edição ainda traz duas traduções, ambas elaboradas por Itamar Luís Gelain, com revisão de Jaimir Conte: "A teoria da verdade em Strawson", de Mauricio Beuchot; e "Réplica a Maurício Beuchot", de Peter Frederick Strawson.
Fazemos votos que esta edição possa brindar os leitores com profundas reflexões filosóficas e instigantes caminhos para trilhar, abrindo horizontes para novas perspectivas e problemas do sempre surpreendente universo da filosofia.
Boa leitura,
Antonio Wardison C. Silva
Editor Assistente / COGNITIO-ESTUDOS
Centro de Estudos de Pragmatismo, PUC-SP, Brasil