COGNITIO-ESTUDOS

Revista Eletrônica de Filosofia
Philosophy Eletronic Journal
ISSN 1809-8428

São Paulo: Centro de Estudos de Pragmatismo
Programa de Estudos Pós-Graduados em Filosofia
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Disponível em <http://revistas.pucsp.br/index.php/cognitio>

Vol. 15, nº. 1, janeiro-junho, 2018

DOI: 10.23925/1809-84282018v15i1pAI

EDITORIAL

Prezado leitor,

Apresentamos a primeira edição de 2018 da COGNITIO-ESTUDOS: Revista Eletrônica de Filosofia, publicação semestral do Centro de Estudos de Pragmatismo da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP.
Com o compromisso de apresentar instigantes e robustas reflexões filosóficas, em várias perspectivas e problemáticas, o presente número reitera a natureza deste veículo, ser instrumento de reflexão e diálogo entre estudantes e pós-graduados em filosofia que, imersos no pragmatismo ou, de certa forma, envoltos dele, apresentam os resultados de suas pesquisas, como preâmbulos para novos questionamentos e debates.

Nesse horizonte, Caio César Cabral discute o pensamento de John Dewey sobre ciência e senso comum. Destaca que o filósofo compreende a ciência como uma nova etapa dos processos comuns de pesquisa, sem nunca se desligar radicalmente deles. Já Daniel Luís Cidade Gonçalves apresenta as investigações sobre o conceito de metáfora de Richard Rorty e, particularmente sua concepção pragmatista, de progresso intelectual e moral. Por sua vez, Flávio Augusto Queiroz e Silva indaga sobre a realidade de Deus no pensamento de Charles Sanders Peirce. Para tal, investiga os enlaces entre a Metafísica e a Ética do filósofo norte-americano. Com enfoque distinto, Paniel Reyes Cárdenas discute, com base em Peirce, uma ontologia dos universais e a convergência dos realismos teológico e científico, como abertura para se entender a fé e o arsenal ontológico dos elementos da experiência religiosa. André Azevedo Marques Estevez e Marília Velardi apresentam, por meio de uma entrevista, a somaestética e a filosofia pragmatista de Richard Shusterman. O trabalho destaca-se pela tentativa de os autores acentuarem a origem da concepção filosófica de Shusterman.

Na perspectiva da filosofia de Paul Ricoeur, Leonardo Cordeiro de Gusmão et al discutem a proteção paisagística, fundamentalmente a proteção jurídica da paisagem e sua relação com o meio ambiente, bem como o contexto e a natureza da memória na filosofia. De mesma matriz filosófica, dada sua vertente hermenêutica, José Wilson Rodrigues de Brito aborda a relação entre Ricoeur e Gadamer no que se refere à dimensão do outro em uma perspectiva ética. Interessa ao autor identificar a mútua preocupação dos filósofos quanto à alteridade e suas alternativas para os conflitos culturais. Já Anderson Alves Esteves e Antonio José Romera Valverde refletem sobre uma aula de filosofia circunscrita pela premissa do Esclarecimento: a emancipação humana. O ensaio pontua, criticamente, a necessidade de emancipação para além das fronteiras ideológicas do Iluminismo, cujo florescimento esteve demarcado pelo nexo causal com as condições materiais, históricas e sociais de parte da Europa, do Século XVIII. Na perspectiva filosófica de Hegel, Agemir Bavaresco examina a figura do herói, desde a antiga Grécia até a modernidade. Tal discussão assenta-se no escopo da teoria da ação que justifica o agir do herói na história. Por fim, Neuza Abbud et al analisam, com base nos paradoxos lógicos historicamente construídos, Zenão de Eléia e os processos de compreensão da inteligibilidade. Intentam, com isso, desvelar possíveis raízes da racionalidade, tanto aplicadas ao estudo do movimento quanto às necessidades lógicas interpostas para fundamentar a demonstração.

Esperamos que este número suscite profundas reflexões filosóficas, bem como inquietantes novas questões para o universo da filosofia, certo que o pensar filosófico, independentemente do seu problema e período histórico, continua vibrante e aberto a sempre novas perspectivas.

Boa leitura,

Antonio Wardison C. Silva
Editor Assistente / COGNITIO-ESTUDOS: Revista Eletrônica de Filosofia
Centro de Estudos de Pragmatismo, PUCSP, Brasil