O contexto científico na formação da Psicanálise e a figura de Sigmund Freud perante a religião

Authors

  • Marcel Henrique Rodrigues Centro Universitário Salesiano de São Paulo- UNISAL
  • Luis Antonio Groppo Professor do Centro Universitário Salesiano de São Paulo

Keywords:

Psicanálise, Religião, Freud, Ciência

Abstract

O presente artigo é fruto do trabalho de pesquisa em iniciação científica, financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq. A investigação baseou-se no estudo do surgimento e do desenvolvimento do movimento psicanalítico em seus anos iniciais. A figura central do ensaio é Sigmund Freud, considerado o fundador da Psicanálise, uma das mentes mais influentes e, ao mesmo tempo, mais controvertidas do início do século XX. O desenvolvimento da Psicanálise tem como pano de fundo a Europa pós Iluminista, onde fervilhavam os ideais da ciência pragmática e do positivismo. É neste cenário que Freud postulava suas teorias e debatia contra qualquer tipo de pensamento religioso ou dogmático-teológico. Fica claro que, mesmo se considerando judeu, ele não acreditava em Deus, mas sim, na ciência. O método utilizado para a confecção desta pesquisa foi de levantamento bibliográfico- científico da documentação que remonta ao contexto histórico, cultural e científico europeu que forneceu alicerces para o movimento psicanalítico.

Author Biographies

Marcel Henrique Rodrigues, Centro Universitário Salesiano de São Paulo- UNISAL

Graduando em Psicologia pelo Centro Universitário Salesiano de São Paulo (UNISAL). Pesquisador, categoria iniciação científica CNPq, em simbologia, Psicanálise e religiões. Foi pesquisador na Universidade Católica Portuguesa de Lisboa, com bolsa Fapesp.

Luis Antonio Groppo, Professor do Centro Universitário Salesiano de São Paulo

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (1992), mestrado em Sociologia pela Universidade Estadual de Campinas (1996) e doutorado em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (2000). Atualmente é docente do Programa de Mestrado em Educação do Centro Universitário Salesiano de São Paulo.

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Published

2013-12-30

Issue

Section

Artigos