Pragmatismo e linguística: interfaces e intersecções

Autores

  • Rodrigo Augusto De Souza Universidade Estadual de Maringá - UEM
  • Ana Cristina Jaeger Hintze Universidade Estadual de Maringá - UEM

Palavras-chave:

Pragmatismo, Linguagem, Pragmática, Linguística

Resumo

Este trabalho procura apresentar o tratamento oferecido pelo pragmatismo à questão da linguagem. O pragmatismo como filosofia sempre teve na linguagem uma de suas preocupações fundamentais. A obra de Charles Peirce (1839-1914) ofereceu grande destaque a esse tema. Podemos afirmar que a linguagem é uma categoria central da filosofia de Peirce e do pragmatismo norte-americano, que surgiu a partir do seu pensamento. A semiótica de Peirce perpassa toda tradição filosófica iniciada nos Estados Unidos. No pensamento de John Dewey (1859-1952), por exemplo, ela fomentará a noção de “significação”, também denominada de “reconstrução da experiência”. Nosso objetivo é mostrar como a pragmática linguística, ancorada no pragmatismo norte-americano, e aliada à filosofia da linguagem, especialmente com Wittgenstein (1996), e, posteriormente, com os estudos de Grice (1975), Austin (1955); (1962) e Searle (1981) propõe um modelo teórico e metodológico para considerações da língua em uso.

Biografia do Autor

Rodrigo Augusto De Souza, Universidade Estadual de Maringá - UEM

Licenciado em Filosofia PUCPR, Mestre em Educação PUCPR e Doutorando em Educação UEM.

Ana Cristina Jaeger Hintze, Universidade Estadual de Maringá - UEM

Licenciada em Letras - PUCSP; Mestre em Linguística - PUCSP; Doutora em Linguística - UNESP.

Referências

AMARAL, M. N. C. P. Dewey: Filosofia e Experiência Democrática. São Paulo: Perspectiva/Edusp, 1990.
ARMENGAUD, F.. A Pragmática. São Paulo, Parábola, 2006
AUSTIN, J.L How to do Things with Words: The William James Lectures delivered at Harvard University in 1955. Ed. J. O. Urmson, Oxford: Clarendon, 1962
________. Quando Dizer é Fazer. Porto Alegre: Artes Médicas, 1990
_________. Performativo-Constativo. In: OTTONI, P. R. Visão Performativa da Linguagem. Campinas: UNICAMP, 1998. (COLEÇÃO Viagens da Voz).
BACHA, M. L. A Teoria da Investigação de Charles Sanders Peirce. São Paulo: Cena Um, 1998.
BARBOSA, A. M. John Dewey e o Ensino da Arte no Brasil. São Paulo: Cortez, 2002.
COSTA, J. C. Apresentação. In: SILVEIRA, J. R.C. & FELTES, H.P M. Pragmática e Cognição. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2002.
CUNHA, M. V. John Dewey: Uma Filosofia para Educadores em Sala de Aula. Petrópolis: Vozes, 1998.
DEWEY, J. A Arte como Experiência. Trad. M.O.R.P. Leme. São Paulo: Abril Cultural, 1980
_______. A Filosofia em Reconstrução. Trad. E.M. Rocha. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1958.
_______. Como Pensamos. Trad. H.C. Campos. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1959a.
_______. Democracia e Educação. Trad. G. Rangel e A. Teixeira. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1959b.
_______. Experiência e Natureza. Trad. M.O.R.P. Leme. São Paulo: Abril Cultural, 1980.
_______. Lógica: A Teoria da Investigação. Trad. M.O.R.P. Leme. São Paulo: Abril Cultural, 1980.
EISELE, C. Historical Perspectives on Peirce’s Logic of Science. Berlin/New York/Amsterdam: Mouton, 2 Vols., 1985.
GRICE, H.P. Logic and Conversation. In: COLE, P; MORGAN, J. (eds). Speech Acts. New York: Academic Press, 1975. (volume 3: syntax and semantics).
JAMES, W. Ensaios de Empirismo Radical. Trad. P.R. Mariconda. São Paulo: Abril Cultural, 1979.
_______. O Significado da Verdade. Trad. P.R. Mariconda. São Paulo: Abril Cultural, 1979.
_______. Pragmatismo. Trad. J. C. Silva. São Paulo: Abril Cultural, 1979.

MARCONDES, D. Filosofia, Linguagem e Comunicação: São Paulo, Cortez, 1992.
MARICONDA, P. R. William James. São Paulo: Abril Cultural, 1979.
MEY, J.L. Poet and peasant: a pragmatic comedy in five acts. Journal of Pragmatics, Amsterdam n.11. pp 281-297,1987.
PEIRCE, C. S. The Essential Peirce. Ed. N. Houser et al. Bloomington: Indiana University Press, 1992a. v. 1.
_______. Reasoning and The Logic Things. Cambridge: Harvard University Press, 1992b.
OZMAN, H. A. & CRAVER, S. M. Fundamentos Filosóficos da Educação. Trad. R.C. Cataldo. Porto Alegre: Artemed, 2004.
PITOMBO, M. I. M. Conhecimento, Valor e Educação em John Dewey. São Paulo: Pioneira, 1974.
SANTAELLA, L. O Método Anticartesiano de C. S. Peirce. São Paulo: Editora UNESP, 2004.
SAUSSURE, F. Curso de Linguística Geral. 3 ed. Trad.. A. Cheline. J. P. Paes e I. Blikstein. São Paulo: Cultrix, 1971.
SEARLE, J. R. Os Actos de Fala: um estudo de filosofia da linguagem. Coimbra, Almedina, 1981.
SILVEIRA, J. R. C. & FELTES, H.P M. Pragmática e Cognição. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2002.
SHOOK, J. R. Os Pioneiros do Pragmatismo Americano. Trad. F. B. Said. Rio de Janeiro: DP&A, 2002.
WITTGENSTEIN, L. Investigações Filosóficas. Trad. M. G. Montagnoli. Petrópolis: Vozes, 1996.

Downloads

Publicado

2010-11-04

Edição

Seção

Artigos