Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista. O autor assume a responsabilidade pelo conteúdo do texto, inclusive em relação às questões éticas, quando a pesquisa envolve pessoas ou animais. O autor leu as normas de submissão e está ciente que a ocorrência de plágio ou autoplágio implica em exclusão imediata do sistema de avaliação. Todos os coautores devem ter trabalhado efetivamente na redação do texto.
  • Os arquivos para submissão estão em formato Microsoft Word ou OpenOffice (desde que não ultrapassem os 2MB).
  • Todos os endereços de páginas na Internet (URLs), incluídas no texto (Ex.: http://www.ibict.br) estão ativos e prontos para clicar.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores.
  • Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.
  • A identificação de autoria do trabalho foi removida do arquivo e da opção Propriedades no Word, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista.
  • A autoria de um documento atribui reconhecimento e crédito acadêmico aos autores e implica em responsabilidade pelo conteúdo publicado. Em caso de coautoria todos os autores são responsáveis pelo texto.
  • Todos os dados dos autores, como nome e instituição, minibiografia, e-mail, ORCID, devem ser preenchidos no sistema.
  • A submissão deve apresentar o resumo e palavras-chaves tanto em português como em inglês.

Diretrizes para Autores

Os manuscritos submetidos à avaliação para publicação na Cognitio são de responsabilidade exclusiva do autor, representando seu ponto de vista, e não a posição oficial da comissão editorial da revista. Os artigos devem abordar temas relacionados ao universo teórico do Pragmatismo. Serão avaliadas exceções, desde que respondendo a artigos anteriormente publicados pela Cognitio. Os artigos apresentados nos Encontros Internacionais sobre Pragmatismo, promovidos pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, quando propostos para publicação serão submetidos à avaliação como as demais submissões.

Submissão do manuscrito

As submissões devem ser feitas pelo sistema OJS, mediante login e senha, pelo link: https://revistas.pucsp.br/index.php/cognitiofilosofia/about/submissions

Caso ainda não tenha uma conta na Cognitio, crie a mesma em: https://revistas.pucsp.br/index.php/cognitiofilosofia/user/register?source=

Categoria da contribuição

Os tipos de contribuição aceitas para avaliação na Cognitio são:

Editorial: seção destinada à publicação de textos críticos elaborados pelo Corpo Editorial da Cognitio, tratando de temática científica, passível de citações, sob a responsabilidade dos editores e sem avaliação por pares.

Artigos Originais: produções derivadas de pesquisas teóricas e/ou empíricas, partindo de perguntas ou de hipótese(s) de investigação, apoiadas em referenciais teóricos e metodológicos claramente expressos no texto.

Artigos de Revisão: seção destinada à publicação de estado da arte ou estado do conhecimento. Aqui são publicados estudos, com fundamentação teórico-metodológicas, sobre temáticas e problemáticas referenciadas em levantamento de dados atualizados e com análise crítica do campo.

Traduções: tradução de contribuições publicadas em outro idioma, relevantes para o campo filosófico.

Resenhas: seção destinada à publicação de resenhas críticas de livros, filmes e outros produtos culturais de interesse para o campo filosófico. As resenhas serão aceitas se apresentarem caráter crítico, aportando novos conhecimentos, não se confundindo, portanto, com o resumo de obras.

Ensaios: reflexão circunstanciada, com maior liberdade por parte do autor para defender determinada posição, que vise a aprofundar a discussão ou que apresente nova contribuição/abordagem a respeito de tema relevante.

Entrevistas: caracterizado como uma conversa entre duas ou mais pessoas – o entrevistador, que deve ter conhecimento prévio do assunto que será tratado e o(s) entrevistado(s), compondo um texto tendo em vista o interesse do público-alvo da Cognitio.

Preparação dos manuscritos para submissão

Texto: Os manuscritos podem ser redigidos em português, inglês ou espanhol e não devem exceder 5.000 palavras.  Devem ser apresentados em formato eletrônico, digitados no programa Microsoft Word for Windows, com fonte Times Neve Roman 12 e espaçamento simples entre linhas e parágrafos. O texto não pode apresentar em nenhuma hipótese os dados que identifiquem a autoria e assim os dados como nome, biografia, afiliação, e-mails e Orcid devem ser informados nos campos próprios no sistema, durante a submissão. No caso de haver mais de um autor, os coautores devem ser todos indicados no sistema, desde que tenham colaborado para a realização do trabalho. Antes de fazer a submissão, substitua pela palavra AUTOR, os nomes dos autores no texto, nas referências bibliográficas e notas de rodapé. Também é necessário remover as identificações no documento, verificando as Propriedades do Word.

Sempre que possível, o texto não deve apresentar  tópicos numerados, exceto quando houver vários subníveis e seja absolutamente necessário indicar essa hierarquização nos títulos e subtítulos ou no corpo do texto. Deve-se evitar aspas, e preferir o uso de itálico para destaque (ênfase).

Citações: devem estar de acordo com a Associação Brasileira de Normas Técnicas (NBR 10520:2002), utilizando o sistema autor-data. As citações de até três linhas devem estar contidas entre aspas duplas; as aspas simples são utilizadas para indicar citação no interior de citação. As citações com mais de três linhas devem ser destacadas com recuo de 4 cm da margem esquerda, com fonte Times Neve Roman 11 e sem aspas. As supressões nas citações devem ser indicadas por reticências entre colchetes, e as interpolações ou comentários devem vir entre colchetes. Para enfatizar trechos da citação, deve-se destacá-los indicando essa alteração com a expressão “grifo nosso” entre parênteses, após a chamada da citação, ou “grifo do autor”, caso o destaque já faça parte da obra consultada.

Notas de rodapé:  devem estar de acordo com a Associação Brasileira de Normas Técnicas (NBR 10520:2002), podendo ser de referência, explicativas ou incluir indicações, observações e aditamentos ao texto, devem ser numeradas sequencialmente em algarismos arábicos, com o número de chamada em posição elevada no texto, após a pontuação que fecha a citação, e repetido no início da nota correspondente. O texto das notas de rodapé deve ser composto com fonte Times New Roman 10.

Figuras: As imagens devem ser enviadas com boa qualidade de resolução e legibilidade. Sugerimos que as imagens sejam enviadas no formato JPG, à parte do texto, em seu tamanho natural, preferencialmente, com 300/dpi. Todas as imagens devem ser numeradas, com descrição breve que será inserida logo abaixo das mesmas, na forma de legenda e seguida pela fonte.  Todas as figuras devem ser citadas no texto. A obtenção de permissão para reprodução das figuras é de responsabilidade do autor.

Tabelas: As tabelas devem ser enviadas editáveis, de preferência dentro do corpo do texto, e devem vir numeradas, com título inserida acima das mesmas. Todas as tabelas devem ser citadas no texto.

Referências: devem estar de acordo com a Associação Brasileira de Normas Técnicas (NBR 6023:2018). O nome do autor deve vir indicado pelo último sobrenome em maiúsculas, seguido de vírgula e do(s) prenome(s) e outros sobrenomes. No caso de até três autores, indicam-se todos, separados por ponto-e-vírgula. No caso de mais de três autores, pode-se indicar apenas o primeiro, seguido da expressão “et al.”. No caso de obra constituída de vários trabalhos ou contribuições de vários autores, deve-se indicar o responsável intelectual (coordenador, organizador etc.) seguido da abreviação da palavra que caracteriza o tipo de responsabilidade, entre parênteses. Obras de responsabilidade de entidades têm entrada, de modo geral, por seu próprio nome, por extenso e em letras maiúsculas. O título da obra deve ser destacado em itálico, e separado do subtítulo por dois-pontos. Indica-se a edição, quando mencionada na obra, com a abreviatura dos numerais ordinais e da palavra “edição”, ambas no idioma da publicação. Quando houver mais de um local para uma só editora, indica-se o primeiro ou mais destacado.  Quando o local e a editora não puderem ser identificados, utilizam-se ambas as expressões, abreviadas e entre colchetes: [S.L: s.n.]. Se nenhuma data de publicação, distribuição, copyright ou impressão puder ser determinada, registra-se uma data aproximada entre colchetes. Os meses devem ser abreviados no idioma original da publicação. As divisões dos anos em trimestres, semestres etc., para indicar a data das publicações, também devem ser abreviadas. Além dos elementos tradicionais, a referência a documentos consultados on-line deve incluir o DOI e caso não possua, deve indicar o endereço eletrônico (URL), precedido da expressão “Disponível em:”, e a data de acesso ao documento, precedida da expressão “Acesso em:”.

Exemplos:

  • Livros (um autor)

FRIGOTTO, G. Educação e a crise do capitalismo real. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2000.

  • Livros (dois autores)

BABIN, P.; KOULOUMDJIAN, M. Os novos modelos de compreender: a geração do audiovisual e do computador. São Paulo: Paulinas, 1989.

  • Capítulo de livros

OLIVEIRA, F. Neoliberalismo à brasileira. In: GENTILI, P. (Org.). Pós-neoliberalismo:  as políticas sociais e o estado democrático. Rio de Janeiro: Paz & Terra, 1995. p. 29-34.

  • Artigos de periódicos (com mais de 3 autores)

PODSAKOFF, P.M. et al. Transformational leader behaviors and their effects on followers' trust in leader, satisfaction, and organizational citizenship behaviors. Leadership Quarterly, Greenwich, Conn., v. 1, n. 2, p. 107-142, 1990.

  • Teses

CARVALHO, W.L.P. O ensino das ciências sob a perspectiva da criatividade: uma análise fenomenológica.1991. 302f. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação. Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 1992.

  • Artigos de periódicos online

CURY, C. R. J. Do público e do privado na Constituição de 1988 e nas Leis Educacionais. Educação & Sociedade, Campinas, v. 39, n. 145, p. 870-889, 2018. https://doi.org/10.1590/es0101-73302018206229

  • Livros em formato eletrônico

BANCO MUNDIAL. Um ajuste justo: análise da eficiência e equidade do gasto público no Brasil. [S. l.]: Grupo Banco Mundial, 2017. (Volume I: Síntese.) Disponível em: https://www.worldbank.org/pt/country/brazil/publication/brazil-expenditure-review-report. Acesso em: 15 maio 2020.

  • Artigo assinado (Jornais)

DIMENSTEIN, G. Escola da vida. Folha de S. Paulo Folha de S. Paulo, São Paulo, 14 jul. 2002. Folha Campinas, p. 2.

FERNANDES, A.; ANDRADE, R. Importados pagarão mais Cofins e PIS a partir de maio. Estadao.com.brSão Paulo, 27 jan. 2004. Disponível em: <wvvw.estadao.coin.br/economia/ noticias/2004/jan/27/192.htm>. Acesso em: 28 jan. 2004.

  • Artigo não assinado (Jornais)

FUNGOS e chuva ameaçam livros históricos. Folha de S. Paulo Folha de S. Paulo, São Paulo, 5 jul. 2002. Cotidiano, p. 6.

  • Decretos e Leis

BRASIL. Decreto n. 2.134, de 24 de janeiro de 1997. Regulamenta o art. 23 da Lei n. 8.159, de 8 de janeiro de 1991, que dispõe sobre a categoria dos documentos públicos sigilosos e o acesso a eles, e dá outras providências. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, n. 18, p. 1435-1436, 27 jan. 1997.

  • Constituição Federal

BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal, 1988.

  • Relatório oficial

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ. Relatório 1999. [Curitiba: UFPR], 1979. Mimeografado.

  • Vídeos

VILLA-LOBOS: o índio de casaca. Rio de Janeiro: Manchete Vídeo, 1987. 1 fita de vídeo (120 min.), VHS, son., color.

  • Artigos publicados em Anais de Congressos

PARO, V.H. Administração escolar e qualidade do ensino: o que os pais ou responsáveis têm a ver com isso? In: SIMPOSIO BRASILEIRO DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO, 18., 1997, Porto Alegre. Anais [...]Porto Alegre, Edipucrs, 1997. p. 303-314.

Nas revisões solicitadas pelos pareceristas, usar sempre nas correções o mecanismo de correção do word, para que as alterações fiquem ressaltadas em cores, facilitando a verificação. 

Preparação dos textos para editoração

Após a aprovação de um manuscrito, a secretaria editorial solicitará as informações para as seções:

Contribuição dos autores:  A Cognitio endossa a taxonomia CRediT de funções de contribuidores e assim deverá ser declarada a contribuição de cada autor para cada um dos papéis a seguir: Conceituação; Metodologia; Investigação, Redação - Rascunho Original; Escrita - Revisão e Edição; Aquisição de financiamento; Recursos; e Supervisão.

Agradecimentos: Indivíduos ou instituições que contribuíram para um trabalho, que, no entanto, não foram de magnitude suficiente para justificar a atribuição de autoria, deverão ser identificados nessa seção.

Financiamento: Os autores de artigos aceitos devem informar o apoio financeiro recebido para a elaboração da pesquisa que originou o artigo. O nome da agência financiadora deve ser escrito por extenso, seguida do número do subsídio. Se a pesquisa não foi financiada por uma bolsa de projeto específico, as seguintes informações devem ser incluídas: “Esta pesquisa não recebeu bolsa específica de qualquer agência de financiamento nos setores público, comercial ou sem fins lucrativos”.

Declaração de Disponibilidade de Dados de Pesquisa: Os dados de pesquisa de um trabalho devem estar sob a égide de políticas de disponibilidade, notando-se que será estimulado o uso dos dados de acordo com a prática padrão nas ciências humanas. Assim, desde que os dados da pesquisa estejam depositados em um repositório, o autor deve citar o nome do repositório e o DOI dos dados depositados. Nos casos em que não houve o depósito dos dados, o autor se compromete a fornecer os dados mediante solicitação, podendo ainda declarar que todos os dados foram gerados ou analisados no presente trabalho ou ainda que não se aplica.

Conflito de interesses: Caso haja algum tipo de conflito de interesse envolvido ou alguma questão que envolva ética, deve ser explicitamente mencionado e a responsabilidade assumida, de modo a deixar claro que o autor cuidou dos procedimentos éticos ligados à pesquisa e à redação do texto.

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